Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA FAIMANN SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA FAIMANN SALES
DATA: 19/10/2022
LOCAL: Auditório do Hospital Universitário, Rod. Josmar Chaves Pinto, Km 2, Jardim Marco Zero, Macapá-AP

ESTUDO DE ÓLEOS DAS ESPÉCIES Abelmoschus esculentus L. Moench, Euterpe oleracea Martius, Bixa orellana Linné E GRANULADO (CHRONIC SM ® ) SOBRE A SÍNDROME METABÓLICA ATEROGÊNICA INDUZIDA POR GORDURA SATURADA DE Cocos nucifera (GSC) E DIABÉTICA INDUZIDA POR ALOXANA EM RATOS WISTAR

Síndromes metabólicas; Ácidos graxos; Óleos vegetais

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: A variabilidade dos óleos vegetais resulta em diversas aplicabilidades, por possuírem propriedades biológicas de grande valor para o setor econômico, tecnológico e nutricional, fomentando o interesse desses recursos naturais amazônicos. Inúmeras espécies vegetais são produtoras de sementes oleaginosas, dentre elas, as espécies Abelmoschus esculentus L. Moench, Euterpe oleracea Martius e Bixa orellana Linné, que apresentam características químicas e atividades farmacológicas de grande potencial. Objetivo: Avaliar os efeitos do tratamento dos óleos de A. esculentus (OFAE), E. oleracea (OFEO), B. orellana (OFBO) e granulado (Chronic SM®) sobre síndromes metabólicas, especialmente, a dislipidemia induzida por Cocos nucifera L. e diabetes induzida por aloxana em ratos wistar. Material e Métodos: Identificação do perfil cromatográfico dos óleos das espécies em estudo e granulado por Cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-MS); avaliação da atividade antidislipidêmica dos óleos e granulado por indução com gordura saturada (GSC) e posterior análise bioquímica do soro de ratos wistar; verificação da presença de ateroma das aortas dos animais por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); avaliação da atividade antiglicêmica por indução com aloxana e posterior análise bioquímica do soro dos animais em experimento; observação de possíveis alterações histopatológicas de animais hipercolerolêmicos e diabéticos após tratamento com os óleos e granulado; realização de estudos in sílico por docking molecular das possíveis vias de mecanismos de ação dos óleos e granulado; avaliação dos possíveis alvos moleculares e mecanismos de ação através de Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase  (RT-PCR) das amostras de órgãos dos experimentos realizados. Resultados e discussão: O perfil cromatográfico apresentou em ambos os óleos a presença majoritária de ácidos graxos insaturados, especialmente ácido linoleico e ácido oleico. A quantificação de tocotrienóis e geranilgeraniol foi obtida em OFBO e CHR. A dislipidemia induzida com GCS ocasionou hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, aumento dos níveis de lipoproteína de baixa intensidade (LDL) e aterogênese na aorta. Contudo, os tratamentos com OFEO, OFAE, OFBO e CHR foram capazes de reduzir significativamente a glicemia com p>0,001, como também a hipertrigliceridemia, o colesterol total (CT) e LDL, além de aumentar lipoproteína de alta intensidade (HDL), contribuindo assim para a ação antiaterogênica. Os tratamentos inibiram a formação de placas ateromatosas no endotélio vascular dos ratos tratados, assim como os tratados com sinvastatina. Conclusões: Os óleos das espécies em estudo proporcionam grande relevância química. Os resultados obtidos sugerem que os grupos tratados com OFEO, OFAE, OFBO e CHR apresentam efeitos antidislipidêmico e atividade antiaterogênica.

Externo à Instituição - GISELE CUSTÓDIO DE SOUZA - GEA
Externo à Instituição - HELISON DE OLIVEIRA CARVALHO - UNIFAP
Presidente - 2509110 - JOSE CARLOS TAVARES CARVALHO
Interno - 2988975 - LORANE IZABEL DA SILVA HAGE MELIM