Banca de DEFESA: LECILDO LIRA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LECILDO LIRA BATISTA
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Auditório do Hospital Universitário, Rod. Josmar Chaves Pinto, Km 2, Jardim Marco Zero, Macapá-AP

ESTUDO DA EFICÁCIA E SEGURANÇA CLÍNICA DE FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA CONTENDO EXTRATO DE Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (Asteraceae) EM PACIENTES COM EJACULAÇÃO PRECOCE

Acmella oleracea; Estimulante sexual; Espilantol, N-alquilamidas; Ejaculação Precoce; Mecanorreceptores.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Ejaculação precoce (PE) é descrita como a incapacidade de retardar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações vaginais. Os agentes disponíveis para tratar a PE, estão associados a efeitos colaterais relevantes. Uma formulação incorporada a produtos naturais, como a Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (A. oleracea) torna-se promissora para o tratamento de disfunções sexuais, devido a propriedades sensoriais, como a sensação de formigamento. Objetivo: avaliar a eficácia clínica de formulação farmacêutica contendo extrato padronizado de Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (Asteraceae) em pacientes com ejaculação precoce. Material e Métodos: Após extração etanólica das inflorescências de A. oleracea, foi desenvolvida uma nanoformulação, apresentada em spray. Com formulação base (tensoativo polissorbato (5% a 10%) e água deionizada (90% a 95%)) e incorporação do extrato à formulação base (5% a 10% do extrato: 90% a 95% de formulação base). A análise do espilantol foi realizada em cromatografia gasosa acoplada à espectrômetro de massas. O spray foi prescrito por 12 semanas, sendo a utilização 5 minutos antes do intercurso sexual. Foi realizado ensaio clínico em participantes, com exame físico, anamnese, exames laboratoriais, antes e após a aplicação da formulação tópica, além de registro dos escores de Tempo de Latência Intravaginal para a Ejaculação (IELT), Índice internacional de função erétil, Hamilton Rating Scale. O número amostral, foi obtido por livre demanda, de pacientes do ambulatório de Urologia e Andrologia, com o perfil de inclusão para o estudo assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Variáveis ordinais foram representadas por estatística descritiva. A variável utilizada para avaliar a eficácia terapêutica foi a média do IELT. Os resultados foram expressos em média-desvio padrão. Sendo consideradas significativas as diferenças se o valor de p fosse < 0,05. Resultados e Discussão: nanoformulação à base de espilantol de A. oleracea aumentou o valor do IELT durante a utilização do spray pelos participantes, em comparação com a linha de base. Tal fato presume-se em virtude da singular propriedade das alquilamidas de ativar os neurônios mecanossensíveis a anestésicos. Conclusões: A nanoformulação contendo extrato etanólico padronizado em espilantol de A. oleracea pode ser uma eficiente alternativa à melhoria da satisfação sexual. Mais estudos são necessários, principalmente um estudo multicêntrico, com número maior de participantes, devido aos critérios de inclusão requeridos para o estudo.

Externo ao Programa - 2039588 - AMANDA ALVES FECURY
Externo à Instituição - GISELE CUSTÓDIO DE SOUZA - GEA
Presidente - 2509110 - JOSE CARLOS TAVARES CARVALHO
Externo ao Programa - 2032597 - RAPHAELLE SOUSA BORGES