Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIO OMAR CALLA SALCEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO OMAR CALLA SALCEDO
DATA: 27/11/2021
LOCAL: Auditório do Centro de Estudos de Pesquisas da Amazônicas (CEPA/UNIFAP)

ESTUDO QUÍMICO E FARMACOLÓGICO DAS ESPÉCIES Pseudoxandra cuspidata Maas (ANNONACEAE) e Senna obtusifolia (FABACEAE) E DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO SEMI-SÓLIDA DA FRAÇÃO ALCALOÍDICA DE P. cuspidata.

Fitoquimica; Cromatografia; Espectroscópia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: Pseudoxandra cuspidata, família Annonaceae, conhecida popularmente como lamuci, é referida pela medicina tradicional possuindo atividade anti-inflamatória, antifúngica e antimalárica e Senna obtusifolia é uma planta da família Fabaceae, comumente encontrada no Brasil, onde é conhecida como fedegoso. Objetivo: Avaliar o perfil fitoquímico e atividade biológica dos extratos brutos das folhas das espécies vegetais Pseudoxandra cuspidata e Senna obtusifolia e desenvolvimento de formulação semi-sólida. Metodologia: As análises físico-químicas, fitoquímica e as análises cromatográficas serão realizadas no Laboratório de Farmacognosia e Fitoquímica da Universidade Federal do Amapá. As análises espectroscópica serão realizadas no Laboratório de Química Orgânica da Universidade Federal do Pará e os ensaios biológicos realizados no Laboratório de Fármacos da Universidade Federal do Amapá. Esta pesquisa utilizará microorganismos (bactérias), ratos da linhagem Wistar e camundongos Swiss para os ensaios biológicos. Os microorganismos e os ratos Wistar serão adquiridos do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá. Os camundongos serão obtidos do Laboratório de Toxicologia da Universidade Federal do Amapá. O projeto foi enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá e seguirá as normas do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal. Resultados e discussões: Atividade antioxidante extrato etílico de S. obtusifolia obtive-se o CI50=1,181(mg/mL). Não demonstram mortalidade de imaturos em 20 mg/mL em 24 horas nos dois períodos de avaliação, exceto para o extrato aquoso de 48 horas que teve 2,668% de mortalidade. Conclusões: As folhas de S. obtusifolia é uma fonte de compostos biologicamente ativos com propriedade antioxidante. Os extratos etílico e aquoso das folhas de S. obtusifolia, apresenta baixa efetividade sobre as larvas de A. aegypti.

Externo ao Programa - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Interno - 1866397 - CAIO PINHO FERNANDES
Presidente - 1753247 - SHEYLLA SUSAN MOREIRA DA SILVA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 16:54