Banca de QUALIFICAÇÃO: LECILDO LIRA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LECILDO LIRA BATISTA
DATA: 17/03/2021
LOCAL: videoconferência

Estudo da eficácia e segurança clínica de formulações farmacêuticas contendo extrato de Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (Asteraceae) em pacientes com disfunção erétil ou ejaculação precoce.

Palavras-Chave: Acmella oleracea; Afrodisíaco; Espilantol, N-alquilamidas; Ejaculação Precoce; Disfunção Eretil; Disfunção Sexual.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Disfunções sexuais masculinas são condições clínicas que podem ocasionar a diminuição do desejo sexual, incapacidade de obter ou manter uma ereção ou problemas ejaculatórios. Afetando a qualidade de vida dos homens, com consequente sofrimento e frustração. Sabe-se que os agentes disponíveis para tratar tais condições, estão associados a efeitos colaterais relevantes, que podem comprometer o tratamento, apontando para a necessidade de novos agentes farmacológicos. Assim, uma formulação incorporada a produtos naturais, torna-se uma alternativa para desencadear melhores resultados na atividade sexual. Objetivo: Assim, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia e segurança clínica de formulações farmacêuticas contendo extrato de Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (Asteraceae) em pacientes com disfunção erétil ou ejaculação precoce. Metodologia: Após extração etanólica das inflorescências de Acmella oleracea, foi desenvolvido um nanogel. Realizado ensaio clínico em participantes, depois exame físico, anamnese, exames laboratoriais, antes e após a aplicação da formulação tópica, além de escores de tempo de latência intravaginal para a ejaculação, Índice internacional de função erétil, Hamilton Rating Scale (para avaliar a ansiedade), para auxiliar no diagnóstico prévio de disfunção erétil e ejaculação precoce. O número amostral, foi obtido por livre demanda, de pacientes do ambulatório de Urologia e Andrologia, com o perfil de inclusão, que assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Variáveis ordinais serão representados por estatística descritiva. Nos resultados de participantes com DE e EP será utilizado o teste t de Student não pareado. Os dados com distribuição não gaussiana serão comparados pelo teste Mann-Whitney. Para o PEDT, será realizada a análise da característica de operação do receptor. Sendo consideradas significativas as diferenças quando o valor de p for < 0,05. Perspectivas Futuras: Validação clínica do nanogel de EEAo, para tratamento de disfunções sexuais como DE e EP. Uso sustentável da espécie vegetal Acmella oleracea, pela técnica de baixo aporte de energia. Realizar posteriores estudos terapêuticos a grandes grupos de pessoas.

Presidente - 2509110 - JOSE CARLOS TAVARES CARVALHO
Interno - 2988975 - LORANE IZABEL DA SILVA HAGE MELIM
Externo à Instituição - ROSÂNGELA DO SOCORRO FERREIRA RODRIGUES SARQUIS - FAAT
Notícia cadastrada em: 16/03/2021 18:11