Banca de QUALIFICAÇÃO: IALLE GURGEL BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IALLE GURGEL BORGES
DATA: 10/03/2020
LOCAL: Sala nº 06, do Bloco de Farmácia/UNIFAP

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE NANOPARTÍCULAS DE ÁCIDO ANACÁRDICO PARA USO ENDODÔNTICO

Palavras-ChaveEnterococcus faecalis; Endodontia; Antibacteriano; Ácido Anacárdico; Anacardium occidentale; Nanopartículas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

RESUMO

Avaliação da efetividade de nanopartículas de ácido anacárdico para uso endodôntico

BORGES I.G.1; SOUSA F.F.O2

1 Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (Doutorado), Universidade Federal do Amapá, Macapá; 2 Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (Doutorado), Universidade Federal do Amapá, Macapá.

RESUMO

Introdução: O tratamento endodôntico visa combater uma inflamação e/ou infecção pulpar que pode resultar na colonização bacteriana de todo o sistema de canais radiculares incluindo os túbulos dentinários. O microrganismo Enterococcus faecalis tem sido a espécie mais prevalente em casos de falha e retratamento endodôntico, sendo resistente ao preparo químico-mecânico e a maioria dos medicamentos utilizados. O ácido anacárdico apresenta propriedades antibacterianas importantes. A sua nanoencapsulação poderia melhorar os seus aspectos biofarmacêuticos, aperfeiçoando o seu uso terapêutico. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade de nanopartículas de ácido anacárdico na desinfecção dos canais radiculares ex-vivo sob a forma de curativo endodôntico intracanal e na redução da infiltração bacteriana pós-tratamento endodôntico. Metodologia: Foi utilizado um modelo ex-vivo utilizando espécimens radiculares obtidos de dentes humanos (n= 66) para verificar a redução na viabilidade microbiana do biofilme de Enterococcus faecalispré-formado no interior do canal radicular. Após a contaminação, os dentes foram submetidos a um dos 5 tratamentos pré-estabelecidos: 1. Nanopartículas de zeína contendo ácido anacárdico (9,375 µg/ml) (AAN), 2. Digluconato de clorexidina 2% (CHX), 3. Nanopartículas brancas de zeína (BN); 4. Soro fisiológico com bactéria (SSB); 5. Soro fisiológico estéril (SS). Em seguida, foram coletadas amostras do interior dos condutos para avaliar a viabilidade bacteriana em termos de unidades formadoras de colônia (CFU)/ml, após 7, 14, 21 e 30 dias

, sendo alguns espécimens de cada grupo seccionados e apreciados quanto a presença e característica do biofilme formado no seu interior. Para avaliar o efeito na infiltração bacteriana pós-obturação endodôntica, espécimens radiculares bovinos (n=60), inseridos em um dispositivo confeccionado para este estudo, foram submetidos a um dos 6 tratamentos, sendo em seguida obturados com... e por fim inserido o inóculo de E. faecalis. A infiltração bacteriana foi avaliada diariamente por meio da turvação do meio de cultura estéril contido na parte inferior do dispositivo por um período de 21 dias. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise estatística comparativa entre os grupos. Resultados e discussão: Na avaliação da desinfecção, observou-se que o grupo tratado com AAN apresentou redução aos 14 dias de estudo. No grupo tratado com CHXS, houve redução significativa no dia 14, no entanto, no dia 21 houve um grande aumento do número de UFC. O grupo das nanopartículas brancas, apesar de não apresentar efeito antimicrobiano, reduziu o número de UFC possivelmente por atuar como uma barreira física impedindo a profileração do biofilme bacteriano. Na avaliação da infiltração bacteriana pós-obturação, cerca de 82% dos espécimes apresentaram infiltração bacteriana antes dos 21 dias. Conclusões: Deste modo, foi comprovada a eficácia das formulações testadas a partir da nanoencapsulação do ácido anacárdico no combate a um dos microrganismos mais resistentes ao tratamento endodôntico. As nanopartículas utilizadas mostraram-se eficazes após 7 dias e alcaçaram um efeito semelhante a clorexidina após 14 e 21 dias, podendo ser utilizadas como alternativa aos curativos endodônticos, sempre e quando exista a necessidade de maior tempo interconsulta. Estas formulações, poderiam ainda ser testadas concomitantemente à este agente para reduzir a sua dose e também os seus efeitos adversos. Em relação a infiltração bacteriana, os achados sugerem que nenhuma dos  tratamentos utilizados foi capaz impedir a infiltração bacteriana após 21 dias.

Externo ao Programa - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Presidente - 1924165 - FRANCISCO FABIO OLIVEIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - RAMILLE ARAUJO LIMA - UFC
Notícia cadastrada em: 28/02/2020 17:39