Banca de DEFESA: VANESKA AIMEE PARANHOS DE ARAÚJO

DISCENTE: VANESKA AIMEE PARANHOS DE ARAÚJO
DATA: 23/09/2023
LOCAL: Sala 6 do Bloco de Salas de Aula de Farmácia

Aditivos a base de Dalbergia subcymosa Ducke e Croton cajucara L: Caracterização química e estudo da aplicação em alimentos.

Conservantes alimentares;antioxidantes naturais;Dalbergia subcymosa Ducke;Croton cajucara L

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Farmacognosia

No Amapá, região norte do Brasil, o uso de espécies vegetais para fins terapêuticos é muito comum entre a população local, muitas vezes a partir de soluções alcoólicas ou hidroalcoólicas, como as tinturas, que são geralmente comercializadas por farmácias de manipulação local, para uso popular. No entanto, a aplicação de extratos vegetais em alimentos apresenta um elevado potencial a ser explorado, visto que há uma crescente demanda pela substituição de aditivos alimentares sintéticos por naturais. Uma vez que os aditivos sintéticos estão associados a doenças degenerativas, tais como câncer. Com base nisso, o trabalho determinou através da ICH de 27 de outubro de 2014 e RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, os parâmetros de validação de metodologia analítica para quantificação de flavonoides totais de 9 tinturas comercializadas pelo Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Amapá, dando condições para avaliar a qualidade dos produtos por meio da confirmação da atividade farmacológica. O método espectrofotométrico apresentou-se sensível (especificidade) quanto ao aparelho utilizado, linear, preciso, exato e robusto. A linearidade do método foi determinada de forma comparativa entre os padrões rutina, que obteve coeficiente de correlação linear igual a R2= 0,999 e quercetina, R2= 0,9932 em concentrações variando de 0,5 a 40 μg/mL. Duas espécies com melhores resultados quanto as quantificações de flavonoides totais foram selecionadas, Dalbergia subcymosa Ducke e Croton cajucara L., para estudo dos seus potencias de aplicação como aditivos alimentares, visando a inibição da oxidação lipídica em alimentos. Para isso, os extratos dessas plantas foram produzidos, fazendo-se necessária a caracterização quantitativa em condições de extração otimizadas, com a variação de dois fatores: concentração de solvente (% Etanol), variando em: 100%; 70% e 40% e proporção droga vegetal:solvente, massa de soluto (SM), variando em 10: 1 (0,1g ); 20: 1 (0,05g) e 40: 1 (0,025g), em busca de metabólitos secundários, como fenóis, confirmação da presença de flavonoides e análise da presença de marcador químico por cromatografia líquida de alta eficiência. Após a caracterização química, as espécies foram avaliadas frente à análise do poder de redução do ferro, sequestro do radical livre DPPH· e atividade antioxidante total para determinação da atividade antioxidante, utilizando o antioxidante sintético butil-hidroxitolueno (BHT) como padrão. Em todos os testes realizados a espécie C.c. apresentou melhor resultado na condição de otimização de 0,05g SM e 70% Etanol enquanto que a espécie D.s. apresentou melhor resultado em 40% e 100% Etanol. A aplicação em alimento rico em lipídeos foi realizada na gema do ovo através do teste de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), em que ambas as espécies apresentaram resultados promissores nas condições de extração de 0,05g e 70%Etanol, porém a Dalbergia demonstrou potencial de inibição lipídica igual ao controle positivo, BHT, apresentando-se assim como uma ótima alternativa natural ao antioxidante sintético.

Interno - 008.859.385-18 - GABRIEL ARAÚJO DA SILVA - UFRN
Externo à Instituição - JORGE ALBERTO LOPEZ RODRIGUEZ - UEAP
Interno - 1524447 - RAQUEL SILVA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 22/09/2023 12:17