Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEILSON PIMENTEL RABELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEILSON PIMENTEL RABELO
DATA: 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Qualificação por acesso remoto
TÍTULO:

Estudo da Atividade Larvicida e Repelente da Nanoemulsão do Óleo Essencial de Philodendron cf Wullshlaegelii Schott (Araceae) em Aedes aegypti Linnaeus 1762 (DIPTERA: CULICIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Bioensaios; Repelentes naturais; Controle de larvas de mosquito;


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

Philodendron cf wullschlaegelii Schott é uma Hemiepífita, raízes vinacea marrom, que pode ser encontrada em todo território brasileiro. Há relatos na literatura de que o óleo essencial de algumas espécies do gênero Philodendrum spp possuem atividades larvicida e repelente frente ao Aedes aegypti, vetor primário da dengue, febre amarela, Zika e Chikungunya. O objetivo deste trabalho é avaliar as atividades larvicida e repelente da nanoemulsão do óleo essencial de Philodendron cf wullschlaegelii em Aedes aegypti. As coletas de raízes adventícias de Philodendron cf wullschlaegelii serão realizadas na comunidade da Vila Rabelo, Porto de Moz, Pará, bem como de material fértil para a identificação taxonômica, que será realizada no Herbário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Na extração do óleo essencial será usado o método de Hidrodestilação com técnica de araste a vapor em sistema de Clevenger modificado. Para a estimativa do rendimento será usada o volume do óleo como média do volume obtido nas extrações. Na caracterização fotoquímica, será utilizada a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC-MS). Nos bioensaios de avaliação da atividade larvicida serão utilizadas as larvas do terceiro estágio jovem (L3), em quintuplicata, como o uso da metodologia padrão preconizada pela OMS. As estimativas das concentrações letais (CL50 e CL90) serão realizadas pela análise no Probit. Na avaliação de repelência, serão utilizadas fêmeas adultas do Aedes aegypti cepa Rockefeller mantidas no insetário do Laboratório de Arthropoda da Universidade Federal do Amapá, seguindo o método proposto pela OMS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2988948 - ANNA ELIZA MACIEL DE FARIA MOTA OLIVEIRA
Interno - 1586732 - CLEYDSON BRENO RODRIGUES DOS SANTOS
Presidente - 1017306 - RAIMUNDO NONATO PICANCO SOUTO
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 11:33
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1