Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE CAROLINE DA SILVA SOLEDADE

DISCENTE: ANNE CAROLINE DA SILVA SOLEDADE
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Defesa remota

IDENTIFICAÇÃO DE ARBOVÍRUS EM CULICÍDEOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREAS DE FLORESTA, MAZAGÃO, AMAPÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL, BRASIL

Culicidae; Metagenômica; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: Os culicídeos, mosquitos de distribuição global e comportamento hematófago, são importantes vetores de arboviroses. Eles podem carregar e transmitir diversos vírus, o que reforça a necessidade de vigilância epidemiológica de arbovírus emergentes e reemergentes. No Brasil, especialmente na Amazônia, a diversidade desses mosquitos é amplificada pelas condições neotropicais. Essas arboviroses são intensificadas por fatores como mudanças climáticas, desmatamento, migração e urbanização descontrolada, e frequentemente afetam populações desfavorecidas nas regiões tropicais e subtropicais, sendo muitas vezes doenças negligenciadas. Objetivos: sequenciar através da metagenômica os vírus em mosquitos (Diptera: Culicidae) coletados em áreas de floresta em Mazagão, Amapá. Material e Métodos: os mosquitos foram capturados com o auxílio de capturador manual de Castro e redes entomológicas em regiões florestais em áreas do Município de Mazagão - AP e identificados através de chaves entomológicas. Utilizou-se o sequenciamento de segunda geração (next-generation sequencing- NGS) no Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo. Resultados e discussão: Foram coletados um total de 512 espécimes de mosquitos adultos, pertencentes a subfamília Culicinae, com a identificação de 05 gêneros e 09 espécies: Aedes (Och.) scapularis Rondani, 1848 (n = 134, 26,2%), Aedes (Ochlerotatus) serratus Theolbald, 1901 (n=40, 7,8%), Coquillettidia (Rhynchotaenia) nigricans Coquillet, 1904 (n=09, 1,8%), Coquillettidia (Rhynchotaenia) venezuelensis Theolbald, 1912 (n = 212, 41,4%), Mansonia (Mansonia) sp. (n = 22, 4,3%), Mansonia (Mansonia) titillans Walker, 1848 (n = 23, 4,5%), Psorophora (Janthinossoma) albipes Theolbal, 1907 (n = 52, 10,2%), Psorophora (Janthinossoma) ferox Humboldt, 1819 (n = 11, 2,1%) e Wyeomyia sp. (n = 09, 1,7%). Sendo obtidos 1.249 sequências virais através do sequenciamento metagenômico, os quais estão distribuídos em 22 famílias virais, incluindo Togaviridae, Podoviridae, Polydnaviridae, Flaviridae e vírus não classificados. Sendo identificados 106 espécies de vírus distintos, contendo no mínimo uma hit. A família Togaviridae (66%) destacou-se no estudo, assim como os vírus não classificados (unclassified) (13%) e as famílias de bacteriófagos, tais como, Podoviridae (3%), Myoviridae (2%), Pycodnaviridae (2%) e Polydnaviridae (2%). Conclusões: A principal família viral foi a Togaviridae e Alphaviridae e os vírus não classificados, a primeira destacou-se pela elevada presença CHKV e Onyong-nyong virus classificados como arbovírus que possuem capacidade de infecção em invertebrados e vertebrados, já os ISVs destacamos a presença de Kaiowa vírus e Cotesia vestalis bracovirus.

Interno - 2027992 - RAFAEL LIMA RESQUE
Presidente - 1017306 - RAIMUNDO NONATO PICANCO SOUTO