Banca de DEFESA: JONATAS LOBATO DUARTE

DISCENTE: JONATAS LOBATO DUARTE
DATA: 19/07/2022
LOCAL: Sala 6 - Bloco de Farmácia (cadastro retroativo 02/06/2019)

Obtenção e caracterização de nanoemulsão contendo óleo essencial de Matricaria chamomilla L.

Espalhamento dinâmico da luz, óleo volátil, oxido de bisabolol.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Matricaria chamomilla L. é uma espécie vegetal utilizada para o tratamento de diversas afecções e como planta alimentícia. Seu óleo essencial possui uma coloração azulada característica devido a presença do sesquiterpeno camazuleno. No entanto, devido a baixa solubilidade em água seu uso em sistemas alimentícios, como matrizes aquosas, é um desafio. Objetivo: Diante disso o objetivo deste trabalho foi obter nanoemulsões do tipo O/A contendo o óleo essencial de camomila. Material e métodos: O OEC foi obtido por hidrodestilação usando aparato do tipo clevenger analisado por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. Foram preparadas nano-emulsões livres de tensoativo, com tensoativos derivados do polissorbato (polissorbato 20, 80 ,81 ou 85) e com pares de tensoativos (polissorbato 20/monooleato de sorbitano ou trioleato de sorbitano e polissorbato 80/monooleato de sorbitano ou trioleato de sorbitano). Todas as formulações obtidas foram caracterizadas quanto ao tamanho de gotícula e índice de polidispersão. Após a escolha da nano-emulsão otimizada, análises adicionais de estabilidade foram realizadas. A atividade antimicrobiana desta nano-emulsão frente às bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli foi avaliada através do teste de microdiluição e também foi verificada a influência do armazenamento na relação de metabólicos secundários. Resultados e discussão: A composição fitoquímica do óleo essencial apresentou diversos sesquiterpenos, sendo encontrados os óxidos de a- bisabolol A e B, a-bisabolol, camazuleno e farneseno. As nano-emulsões livres de tensoativos apresentaram inicialmente um diâmetro médio de 185,3 a 238,8 nm (dia 0) e, após 1 dia, de 227,7 a 268,8 nm. Em relação as nano-emulsões preparadas com pares de tensoativos, foram obtidos alguns sistemas com boa distribuição de gotícula e baixa variação, especialmente em pares que utilizaram polisorbato 20. No entanto, considerando todos os parâmetros avaliados, o sistema que apresentou os melhores resultados foi a nano-emulsão obtida com polissorbato 20 (relação tensoativo-óleo = 1), além da vantagem de utilizar apenas um tensoativo não iônico. Portanto, foi escolhida como a nano-emulsão otimizada, apresentando satisfatória estabilidade térmica. Foi observado que a nano- emulsificação induziu maior proteção aos óxidos de bisabolol, quando comparados ao camazuleno. Em relação ao teste antibacteriano, se verificou que a nano-emulsao otimizada apresentou uma melhor bioatividade, quando comparada ao óleo essencial ruto. Conculsão: Dessa forma, o presente trabalho demostrou a possibilidade de obtenção de nano-emulsões a base do óleo essencial de camomila por diferentes métodos e composições, sugerindo possíveis mecanismos envolvidos e diversas vantagens e potencialidades desses novos sistemas coloidais a base de uma importante matéria-prima vegetal.

Presidente - 1866397 - CAIO PINHO FERNANDES
Externo à Instituição - FABIO ROCHA FORMIGA - Fiocruz - RJ
Interno - 008.859.385-18 - GABRIEL ARAÚJO DA SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 15:38