Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 26/08/2016
HORA: 15:02
LOCAL: UNIFAP BLOCO T SALA 1
TÍTULO:

Estudo de biofilmes de kefir obtidos em diferentes substratos e suas interações com extratos de açai (Euterpe oleracea Martius) e de gérmen de soja (Glycine Max (L.) Merril)


PALAVRAS-CHAVES:

Biofilmes. Kefir. Lactobacillus. Leveduras. Microscopia de Força Atômica (AFM). Açaí. Euterpe oleracea Mart. Antocianina. Gérmen de Soja. Isoflavonas.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

O kefir é um probiótico composto por microrganismos que vivem em simbiose principalmente Lactobacillus e leveduras. O objetivo deste estudo foi padronizar a produção de biofilmes de kefir em solução de açúcar mascavo, açúcar branco e aferir suas interações com extrato de açaí e de gérmen de soja. Para tanto os grãos de kefir foram inoculados em meio de cultura com diferentes concentrações açúcar mascavo (AM) e açúcar branco (AB). Após 20 dias, foram aferidas as biomassas dos biofilmes formados. Foi também determinada a composição de macro e microelementos dos biofilmes e sua estrutura foi analisada usando microscopia ótica, microscopia de força atômica (AFM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A concentração necessária de substrato para formação de biofilme com o açúcar mascavo foi de 40 g/L e a concentração grãos de kefir foi de 20 g/L. Com relação ao açúcar branco a melhor concentração de substrato foi de 20 g/L e a concentração de grãos de kefir foi de 20 g/L. Quanto a composição de macro e microelementos dos biofilmes de kefir a concentração de Fe++ foi de 2,725 mg/L em AM e 1,570 mg/L em AB. O Ca++ foi maior nos biofilmes formados em AB (2,150 mg/L) do que nos formados em AM (0,550 mg/L). A análise por AFM revelou diferença de rugosidade à medida que se aumentou a concentração de grãos de kefir no meio e a microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostrou a estrutura do biofilme bem como a adesão de bactérias às hifas. Para se obter biofilmes de kefir com extrato de açaí (EHEEo) diferentes concentrações de EHEEo, de grãos de kefir e açúcar mascavo foram testadas. Após 20 dias foi aferida a biomassa dos biofilmes e analisada a estrutura desses biofilmes através AFM e MEV. Buscou-se confirmar a incorporação de antocianinas nestes biofilmes, a composição de macro e microelementos e a rugosidade (RMS) com o uso de AFM. Procedeu-se a dosagem de antocianinas tanto nos biofilmes como no meio. A melhor concentração de açúcar mascavo para a formação de biofilme foi de 40 g/L com 100 mL de EHEEo (12,62+/-0,1626). de fungos. As antocianinas se mostraram estáveis em biofilmes por pelo menos 26 meses (18 µg/100g). Diferentes concentrações de grãos de kefir e de gérmen de soja foram cultivados em meio de cultura com solução de açúcar mascavo (40g/L) por 20 dias quando os biofilmes foram retirados e as isoflavonas foram extraídas dos biofilmes e quantificadas através de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A melhor concentração de grãos de kefir foi 40 g/L com 20 g/L de gérmen de soja e o doseamento de isoflavonas foi de 18 µg/L para gliciteína e para genisteína 22 µg/L. A análise por AFM revelou uniformidade da rugosidade à medida que se aumentou a concentração de gérmen de soja no meio e a microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostrou a partículas adesivadas hifas e a estrutura do biofilme. A fusão das propriedades do kefir com compostos bioativos abre um potencial de aplicação terapeutica considerável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2509110 - JOSE CARLOS TAVARES CARVALHO
Interno - 1866397 - CAIO PINHO FERNANDES
Externo ao Programa - 2316282 - ELIZABETH VIANA MORAES DA COSTA
Externo ao Programa - 1532469 - ROBERT RONALD MAGUINA ZAMORA
Externo ao Programa - 2098831 - RODRIGO ALVES SOARES CRUZ
Notícia cadastrada em: 17/07/2017 15:34
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1