Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ARMANDO REYES FLORES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ARMANDO REYES FLORES
DATA: 27/09/2022
LOCAL: Remoto

Avaliação de impactos ambientais de lixiviados de aterro sanitário de Macapá/AP: através de processos hidro-biogeoquímicos

Processos Hidrogeoquímicos; Gestão de Residuos; Modelagem; Cenários; Impactos Ambientais

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A capital do Estado do Amapá Macapá/Brasil tem a maior população do estado e uma produção de resíduos sólidos de 108.581 (t ano-1), representando 56,6% do total de cobertura do estado, a qual é processada no Centro de Tratamento de Resíduos, local de destinação final (aterro sanitário municipal de Macapá- ASMM) sem o uso de métodos de recuperação ou tratamento. Esta deficiência gera no entanto elevadas quantidades de lixiviados, os quais são destinados para lagoas anaeróbicas em série e posteriormente parcialmente recirculados no aterro controlado. Parte do lixiviado utilizado na recirculação serve como nutriente para plantios da área do entorno e uma parte tratada pode chegar, indiretamente, a contaminar os recursos hídricos circunvizinhos (sub-bacia de drenagem do rio Matapi, afluente do Amazonas). Contudo, a quantidade real de lixiviados do aterro controlado que efetivamente impacta o entorno (solo, recursos hídricos superficiais e subterrâneos) é ainda desconhecida em especial os parâmetros chave da qualidade dos corpos hídricos do entorno. A área de drenagem apresenta biota aquática exuberante, especialmente peixes consumidos pela população ribeirinha e zonas urbanas próximas. Esse cenário sugere a hipótese de que há algum grau de impacto dos aterros sobre sua vizinhança ainda não observado, especialmente quanto aos efeitos dos lixiviados sobre os corpos d´água superficiais e subterrâneos. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar os potenciais variações de constituintes físico-químicos e microbiológicos (DBO, DQO, NH3, pH, Al, Fe, As, etc) dos lixiviado resultante da decomposição bioquímica dos resíduos sólidos e propor melhorias de estratégias de proteção e monitoramento ambiental do entorno (medidas mitigadoras de impactos ambientais). Além disso, o monitoramento hidrobiogeoquímico permitirá o uso de modelos computacionais como ferramenta de suporte técnico-científico em estudo de cenários futuros de impactos ambientais. Esta etapa metodológica computacional utilizará o Software “MODUELO” desenvolvido na Universidade de Cantabria/Espanha para análises numéricas no tratamento de problemas relacionados especificamente com aterros sanitários. Uma das vantagens é sua interface amigável e intuitiva para o usuário, considerando parâmetros climatológicos e de engenharia do aterro, produção dos resíduos sólidos urbanos por categoria. MODUELO avalia processos hidrológicos e bioquímicos para que possa simular a geração de lixiviado e seus principais poluentes orgânicos. Esta capacidade torna o “MODUELO” adequado neste tipo de abordagem científica. Os dados obtidos da fase de amostragem e monitoramento em campo permitirão a caraterização hidroquímica, geoquímica e hidrogeológica do lixiviado e sua capacidade de impactar o sistema de drenagem do entorno. A integração de dados de monitoramento experimental e resultantes da modelagem permitirá gerar conhecimento mais aprofundado sobre como estes potenciais impactos ambientais resultantes da geração de lixiviados e das interações entre seus coprodutos afetam a biodiversidade local e o entorno da sub-bacia de drenagem.

Externo ao Programa - 1753207 - ALAAN UBAIARA BRITO
Presidente - 4225051 - ALAN CAVALCANTI DA CUNHA
Externo ao Programa - 841.202.745-00 - ALINE CAROLINA DA SILVA - UNIFAP
Externo ao Programa - 2928913 - ARIALDO MARTINS DA SILVEIRA JUNIOR