Banca de DEFESA: KATIANE ANDRADE PEREIRA

DISCENTE: KATIANE ANDRADE PEREIRA
DATA: 19/02/2024
LOCAL: meet.google.com/tmo-oifn-zex

ESTUDO DA EFICÁCIA DA AURICULOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR EM SAÚDE (PIC) NO CONTROLE DA ANSIEDADE EM DISCENTES DA UNIFAP

Práticas Integrativas e Complementares; Auriculoterapia; Controle; Ansiedade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

As desordens psíquicas e os custos gerados por estas aos serviços de saúde, somado às respostas inadequadas ou ineficazes aos tratamentos disponíveis abrem espaço para a procura de outras formas de cuidado com caráter integral e preventivo às doenças, além de curativo que ofereçam qualidade de vida aos sujeitos, com destaque para as Práticas Integrativas e Complementares, pois sua resolubilidade abrange tanto as desordens físicas, assim como problemas psicológicos e emocionais. Especificamente a ansiedade reduz o rendimento da aprendizagem e nas tarefas cotidianas. Os sintomas mais comuns são tremores, sudorese, enrubescimento,
dificuldade de concentração entre outros. Tem por característica estado de inquietação, tensão, apreensão, sendo considerada crônica na maioria dos casos. Dessa forma, o estudo possui como objetivo investigar a eficácia do uso da Auriculoterapia como Prática Integrativa e Complementar no controle da ansiedade, por meio de um Estudo Clínico em estudantes da Universidade Federal do Amapá. Metodologicamente, o estudo é do tipo Estudo Clínico com abordagem quantitativa. A população do estudo constituiu-se por estudantes universitários da UNIFAP. A amostra final compreendeu 30 estudantes com distúrbios da ansiedade identificados por meio do instrumento Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Foram coletadas informações sócio-demográficas dos participantes, bem como foi realizada uma triagem com verificação das medidas antropométricas e aferição de pressão arterial sanguínea. Seguidamente, os participantes foram submetidos à quatro sessões com Auriculoterapia na Unidade Básica de Saúde da Universidade. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos o projeto foi submetido à Plataforma Brasil on line para a apreciação de um Comitê de ética em pesquisa atendendo a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde sendo aprovado por meio do No 5.480.332, foi utilizado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido voltado aos participantes. Constatou-se que houve predomínio de estudantes universitários da Unifap com ansiedade no sexo feminino (76,7%), que não praticam nenhum exercício físico (53,3%), que possuem uma alimentação considerada irregular (53,3%) e com qualidade do sono prejudicada (70,0%). Verificou-se que a maioria dos estudantes desconheciam sobre as Práticas Integrativas e Complementares (80,0%). Observou- se que a pontuação média da escala BAI reduziu conforme a evolução semanal da aplicação da PIC Auriculoterapia. O teste ANOVA mostrou redução de 32,44% pontos analisando as quatro sessões de intervenção.

Interno - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Presidente - 2070112 - MADSON RALIDE FONSECA GOMES
Interno - 1703098 - RAQUEL RODRIGUES DO AMARAL
Externo ao Programa - 1808540 - SILVIA MARIA MATHES FAUSTINO