Notícias

Banca de DEFESA: LAIS FERREIRA TAPAJOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS FERREIRA TAPAJOS
DATA: 19/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: plataforma google Meet
TÍTULO:

 

 

Nível de atividade Física em Mulheres Tratadas por câncer de mama: um estudo transversal


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Palavras- Chaves: Câncer de mama; Nível de atividade física; Fisioterapia no tratamento oncológico; Tratamento adjuvante.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

O tratamento do câncer de mama tem melhorado progressivamente com avanços na terapia endócrina, detecção precoce e técnicas cirúrgicas que preconizam a conservação da mama. Apesar dos avanços no tratamento para o câncer de mama, as pacientes tratadas por câncer de mama apresentam comorbidades que impactam na qualidade de vida. Sendo assim o objetivo do presente estudo foi investigar o nível de atividade física em mulheres tratadas por câncer de mama. Trata-se de um estudo observacional, a amostra composta por 61 mulheres, avaliadas por um primeiro pesquisador responsável pela avaliação sociodemográfica e dados relacionados ao tratamento e o IMC, e por um segundo avaliador cego em relação ao tratamento que foi responsável por avaliar a atividade física e a qualidade de vida. Para identificar o impacto do tratamento adjuvante as voluntárias foram divididas em dois grupos, um que realizou o tratamento adjuvante (quimioterapia + radioterapia) (n = 31) e o grupo que fez apenas cirurgia (n = 30). A análise dos dados foi feita de forma descritiva e para comparação dos grupos foi empregado o teste t para medidas independentes e a homogeneidade da variância pelo teste de Levene. Osresultados do presente estudo demonstram que as mulheres do grupo que realizou tratamento adjuvante apresentou redução da atividade física habitual de 7,34(DP= 0.69) e apresentou um Índice de Massa Corpórea maior 31,03 (DP=0.52) quando comparado ao grupo que não realizou o tratamento adjuvante, em relação a qualidade de vida entre os grupos com e sem tratamento adjuvante, mostram que não existe diferença estatística em relação a qualidade de vida da amostra. Sendo assim, o presente estudo identificou que mulheres que realizaram tratamento adjuvante possuem nível de atividade física baixo em relação àquelas sobreviventes que só fizeram tratamento cirúrgico, assim como IMC elevado referente ao grupo de sem tratamento adjuvante e direciona que estudos continuem acompanhando populações como essa para que a literatura avance em orientações incisivas para auxílio das equipes multiprofissionais. Palavras- Chaves: Câncer de mama; Nível de atividade física; Fisioterapia no tratamento oncológico; Tratamento adjuvante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2333995 - VANIA TIE KOGA FERREIRA
Interno - 2032907 - AREOLINO PENA MATOS
Interno - 2269635 - RUBENS ALEX DE OLIVEIRA MENEZES
Externo à Instituição - CIRO WINCKLER DE OLIVEIRA FILHO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 18:09
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1