Banca de DEFESA: HIAGO RAFAEL LIMA DA SILVA

DISCENTE: HIAGO RAFAEL LIMA DA SILVA
DATA: 22/12/2023
LOCAL: BLOCO PÓS GRADUAÇÃO

QUALIDADE DE VIDA DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: IMPACTOS E DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Covid-19; Estratégia Saúde da Família; Qualidade de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: a qualidade de vida de trabalhadores de enfermagem é afetada em situações em que as demandas psicológicas são elevadas, tais como cenários de estresse elevado, geradoras de ansiedade, predominando sobrecarga de trabalho, devido suporte físico e material, e/ou pouco apoio social. Considerando que os cuidados domiciliares e comunitários foram essenciais para o enfrentamento da crise do coronavírus, profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) estiveram expostos a essa realidade com prejuízos na qualidade de vida. Objetivo: avaliar a qualidade de vida, os impactos e desafios que a pandemia da covid-19 trouxe aos enfermeiros da ESF no município de Macapá. Material e métodos: trata-se de estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no município de Macapá-Amapá. Participaram do estudo enfermeiros da ESF que desenvolveram suas atividades profissionais no auge da pandemia de covid-19. Foram utilizados um questionário socioeconômico e de caracterização de trabalho, o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref) e entrevista semiestruturada. Para a análise quantitativa, os dados foram apresentados por meio de análise descritiva; e, quanto a análise qualitativa, as entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas sob o referencial da análise de conteúdo. Resultados: houve predomínio de profissionais com faixa etária de 36 a 45 anos (41,5%), do sexo feminino (84,9%) e com renda mensal de um a três salários mínimos (58,5%). Atuavam com uma carga horária de 20 a 40 horas semanais (84,9%), indicaram a presença de dificuldades durante o enfrentamento da pandemia (73,6%), mais especificamente, acerca da carência sobre a oferta de materiais (41,5%) e, apesar de se considerarem insatisfeitos sobre o ambiente de trabalho (54,7%), o sentimento de segurança esteve presente (54,7%). No que se refere à qualidade de vida (QV), os domínios tiveram média geral acima de 60, indicando uma boa QV, com exceção dos domínios físico e ambiente. Ao analisar os domínios a partir de aspectos sociodemográficos, destacam-se maiores escores em todos os domínios entre os profissionais mais jovens (25 a 35 anos); do sexo feminino, com exceção do domínio físico; com renda mensal superior a cinco salários mínimos, com exceção para o domínio físico; e, que residem com companheiro(a). E, ao observar os domínios mediante aspectos de trabalho, evidenciam-se maiores escores em todos os domínios entre os profissionais que trabalharam com uma carga horária de 21 a 40 horas semanais e que não sentiram dificuldades no ambiente de trabalho. Ressalta-se os baixos escores apresentados no domínio relações sociais em todas as variáveis investigadas. Além disso, a análise qualitativa demonstra que a pandemia repercutiu de forma direta e indireta na vida profissional e pessoal dos enfermeiros da ESF. Considerações finais: este estudo reforça a necessidade da implementação de políticas que visem a QV destes profissionais, favorecendo não apenas a categoria, mas, inclusive, os usuários dos serviços de saúde. Descritores: Covid-19; Estratégia Saúde da Família; Qualidade de vida.

Presidente - 1730962 - ANNELI MERCEDES CELIS DE CARDENAS
Externo ao Programa - 443863 - NELY DAYSE SANTOS DA MATA