Banca de DEFESA: TARCIANE MIRANDA PIRES DA COSTA

DISCENTE: TARCIANE MIRANDA PIRES DA COSTA
DATA: 30/11/2022
LOCAL: Link (defesa por videoconferência):

TESTES "RANDOMIZADOS”: UMA ALTERNATIVA À TESTAGEM EM MASSA DE COVID-19

COVID-19; PCR-RT; LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO; AMAPÁ.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Resumo:No fim de dezembro de 2019, um surto de pneumonia de etiologia desconhecida ocorreu em Wuhan, província de Hubei, no sul da China, e se espalhou por aquele país rapidamente. Posteriormente, o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças (CCDC) identificou um novo beta-coronavírus chamado 2019-nCoV, agora oficialmente conhecido como coronavírus tipo 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). No Amapá, o último Boletim Informativo COVID-19 com data de 03 de novembro de 2022, apresenta 178.457 casos confirmados e 2.164 óbitos. Para monitorar a disseminação do vírus na população, acentua-se a relevância da testagem em massa na população, que foi adotada em diversos países e que tiveram sucesso no controle da COVID-19, porém uma alternativa à testagem em massa é o monitoramento epidemiológico por meio de testes aleatorizados na população, que tem potencial de dar diagnóstico preciso da doença e orientar ações dos agentes públicos no combate à pandemia. O presente estudo visou o estabelecimento de técnica de testagem aleatória para levantamento epidemiológico da situação da pandemia de COVID-19 como proposta aos testes em massa, através de diagnóstico por testes por RT-qPCR realizados em 02 coletas em moradores da Região Metropolitana de Macapá, o que abrange mais de 77% da população do Estado. Dentre os principais resultados alcançados, verificou-se que os testes “randomizados” são eficientes para estimar e dimensionar a infecção pelo SARS-CoV-2. Através da comparação dos percentuais de vacinados com pelo menos a primeira dose entre os dados deste estudo e os dados oficiais do Governo do Estado do Amapá – GEA, constatou- se que em ambas houve crescimento proporcional do percentual de vacinados, assim apresentando a fidedignidade dos resultados desta testagem “randomizada”. Testes estatísticos de Qui-quadrado foram realizados para comparar a quantidade estimada experimentalmente de vacinados com ao menos uma dose com os dados oficiais registrado pelo GEA, e não houve diferença significativa entre os números, validando então a metodologia de coleta como adequada ao levantamento epidemiológico realizado. A partir deste estudo estima-se que haviam, aproximadamente 63.146 pessoas contaminadas na Região Metropolitana de Macapá, no período de 07 a 08 de maio de 2021. Os resultados analisados apontam 9,43% de positivos em relação a 264 amostras realizadas na 1a coleta e, 1,15% relação a 262 amostras na 2a coleta; em ambas as coletas as mulheres apresentaram maior percentual em participação, aproximadamente 60%. A média da idade entre os participantes foi de 45 anos. O número de contaminados foi proporcionalmente maior em negros, em indivíduos que possuem escolaridade somente até o ensino médio, que não possuem acesso a água encanada e em indivíduos que moram com mais de 4 pessoas, sugerindo que fatores socioeconômicos aumentam a predisposição dos indivíduos à contaminação com SARS-CoV-2. Em suma, o perfil epidemiológico apontou que o maior número de infectados está diretamente relacionado à minoria étnico-racial e a iniquidades dentre fatores demográficos e socioeconômicos, evidenciando a vulnerabilidade socioeconômica da população e consequentemente a vulnerabilidade de saúde.

Presidente - 2042223 - EMERSON AUGUSTO CASTILHO MARTINS
Interno - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Externo ao Programa - 2032983 - WAGNER BARROS BENTO
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 08:37