Banca de DEFESA: CINTIA DO SOCORRO MATOS PANTOJA

DISCENTE: CINTIA DO SOCORRO MATOS PANTOJA
DATA: 11/12/2021
LOCAL: AUDITORIO CEPA- UNIFAP

SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES ESCOLARES ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

Sobrepeso; Obesidade; Saúde; Adolescentes; Escolares.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A obesidade é definida como uma síndrome multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e sua ocorrência em idades mais precoces vem ganhando cada vez mais destaque no mundo. A justificativa desse estudo reside na busca de dados no sentido de demonstrar a ocorrência de sobrepeso e obesidade em adolescentes escolares do município de Macapá, acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e Programa Saúde na Escola de forma que configure o perfil desta clientela. O objetivo geral do estudo consiste em investigar a ocorrência de sobrepeso e obesidade em adolescentes que frequentam o ensino médio de escolas estaduais em Macapá, acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e Programa Saúde na Escola. Já quanto aos objetivos específicos: Estimar o número de casos de sobrepeso e obesidade em adolescentes escolares; Verificar a associação de fatores socioeconômicos e de consumo alimentar em adolescentes escolares com sobrepeso e obesidade; Identificar os principais fatores de risco e co-morbidades em adolescentes escolares com sobrepeso e obesidade e Propor estratégias para o enfrentamento da obesidade nas escolas estaduais de Macapá pactuadas ao Programa Saúde na Escola. Quanto à metodologia, o estudo é do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. A população do estudo foi constituída por adolescentes na faixa etária de 14-19 anos independente do estado nutricional. Já a amostra compreendeu o número total de adolescentes com sobrepeso e obesidade identificados. Destaca-se que foram avaliados um total de 717 alunos por meio de antropometria. A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Registro CAAE 57038516.1.0000.0003) e houve a utilização do Termo de Assentimento e Consentimento Livre e Esclarecido. O número total de adolescentes identificados com sobrepeso e obesidade foi de 102 com percentual de 14,2%, porém apenas 74 aceitaram participar da pesquisa e responderam ao questionário, 59 (79,7%) com sobrepeso e 15 (20,3%) com obesidade, correspondendo a um percentual final de 10,3% entre todos os avaliados. A associação de fatores sócio-econômicos e de consumo alimentar entre adolescentes com sobrepeso e obesidade não foi significativa (p>0,05). No entanto, houve prevalência de adolescentes com rendimento menor que 1.000 reais por mês, que realizam 3 refeições por dia, que ingerem verduras, legumes, frutas e bebem sucos naturais uma vez na semana, que bebem bebidas adoçadas todos os dias da semana, que comem feijão e macarrão uma vez na semana, que comem arroz todos os dias da semana e que comem frituras, biscoito recheado, doces, guloseimas, salgados, salgadinhos de pacote, biscoitos salgados, sanduiches, hambúrgueres, massas, pizzas e embutidos uma vez na semana. No que diz respeito aos fatores de risco para o sobrepeso e obesidade, houve prevalência de adolescentes com histórico familiar de obesidade, que praticam atividade física uma vez na semana, que fazem as refeições assistindo televisão, na frente do computador, utilizando o celular ou jogando vídeo game. Quanto às co-morbidades, foi possível constatar casos de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, problemas no coração, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, problemas no fígado; dificuldade para dormir falta de ar, ronco, problemas de pele, dores na coluna, dores nas articulações, além de distúrbios psicossocias, entre eles o bullying. Diante desses resultados iniciais, é possível perceber a importância da atuação de uma equipe de saúde multiprofissional dentro do ambiente escolar, visto ser um espaço ideal para a identificação de agravos à saúde, principalmente os de desordem nutricional. O Programa Saúde na Escola mostra-se como ferramenta indispensável neste aspecto, pois suas ações contemplam atividades de educação em saúde, procedimentos antropométricos, avaliações e encaminhamentos.

Presidente - 1015007 - MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Interno - 1170622 - SILVANA RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 1012409 - CARLOS RINALDO NOGUEIRA MARTINS