Banca de DEFESA: FABRÍCIO DA SILVA CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO DA SILVA CORRÊA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Link (defesa por videoconferência): Link da videochamada: https://meet.google.com/eod-rutf-wjj

O AMBIENTE DE TRABALHO E OS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE DE AGRICULTORES FAMILIARES QUE ATUAM NA FEIRA DO PRODUTOR RURAL DO BAIRRO BURITIZAL EM MACAPÁ-AP.

Determinantes sociais de saúde. Agrotóxicos. Ambiente de trabalho. Agricultura familiar.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Os determinantes sociais da saúde (DSS) segundo a OMS estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego. Além das condições e ambientes de trabalho, que muitas vezes é envolto de uso de agrotóxicos que podem gerar intoxicação aguda manifestada por inúmeros sintomas. Por esse motivo este estudo se propôs a caracterizar o ambiente e as condições de
trabalho e os riscos inerentes à atividade laboral assim como descrever os DSS dos trabalhadores da agricultura familiar que atuam na feira do buritizal avaliando a prevalência de sintomas auto referidos e a razão de prevalência entre uso/não uso de agrotóxicos com sintomas auto referidos. Foi feito um estudo qualitativo e quantitativo do tipo descritivo e transversal com aplicação de formulário aos trabalhadores (n=36) para verificar os DSS, uso de agrotóxicos e a percepção de sintomas relacionados à intoxicação por defensivos agrícolas. As variáveis uso/não uso de agrotóxicos e sintomatologia referida foram submetidas a regressão de Poisson com variância robusta afim de identificar a razão de prevalência, sendo considerados resultados com significância estatística de α ≤ 0,05 e p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. Além disso, foi feito visita na área de produção dos agricultores a fim de verificar distorções à segurança do trabalho que podem ser fator de risco para acidentes ou doenças do trabalho. A faixa etária média dos agricultores é de 47,72 anos. 50% são do sexo masculino e outros 50% do sexo feminino. 80,55% autodenominam-se pardos. 16,7% afirmam ser tabagistas, 52,8% etilistas e 52,8% afirmam não ter nenhuma atividade de lazer. 41,7% é de pessoas que estudaram 4 anos ou menos. Referente à renda 63,88% vivem com menos de R$ 15,00 reais per capita por dia. 44,40% afirmam consultar de 6/6 meses com profissional de saúde, porém 52,88% acham que os serviços de saúde ofertados são muito ruins. 91,7% afirmam não ter água tratada pela companhia de abastecimento do Amapá e 100% não tem disponibilidade de tratamento de esgoto. Apenas 36,1% têm coleta regular de lixo e 38,9% das habitações são em alvenaria. 63,9% afirmam fazer o uso de algum tipo de agrotóxico. 83,3% acham que o uso desses produtos pode ser prejudicial à saúde. 72,2% afirmaram ter dor de cabeça; 66,7% esquecimento; 63,9% vertigem/tontura; 61,1% câimbras, 61,1% visão turva; 55,6% ardência nos olhos e 55,6% irritabilidade. Não houve correlações estatisticamente significativas entre o uso de agrotóxico e sintomas de intoxicação aguda considerando o valor de p <0,05 e intervalo de confiança de 95%. Referente às condições de trabalho e ambiente de trabalho foi identificado exposição de trabalhadores a riscos físicos (calor) sem uso de EPI ́s, químicos (agrotóxicos), biológicos, ergonômicos e de organização de trabalho. Os resultados demonstram que é elevado o uso de agrotóxico e há uma prevalência elevada de sintomas entre os agricultores; esses não foram estatisticamente significativos com a variável uso/não de agrotóxico, porém podem estar atrelados ao ambiente de trabalho que apresenta inúmeros fatores de risco para acidentes e adoecimento além dos DSS que impactam de maneira que há um desequilíbrio no processo saúde doença.

Interno - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Interno - 1730962 - ANNELI MERCEDES CELIS DE CARDENAS
Externo ao Programa - 1170828 - LUZILENA DE SOUSA PRUDENCIO
Presidente - 1731270 - ROBERTO MESSIAS BEZERRA