Banca de DEFESA: ROSA MARIA GUIMARAES BRITO

DISCENTE: ROSA MARIA GUIMARAES BRITO
DATA: 12/11/2021
LOCAL: Link (defesa por videoconferência): https://meet.google.com/csn-qbsg-vwa

INFLUÊNCIA DA IDADE SOBRE A DISCRIMINAÇÃO DE LUMINÂNCIA MASCARADA POR RUÍDO CROMÁTICO.

Visão de cores; psicofísica visual; estímulos pseudoisocromáticos; contraste limiar de luminância; influência da idade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A compreensão da influência da resposta visual a contrastes de cor e luminância é indispensável para um melhor entendimento do processamento visual sob condições naturais. Estudos atuais apontam que com o envelhecimento, o ser humano apresenta modificações na percepção de cores e tem a sensibilidade diminuída especialmente após os 40 anos. Assim, propusemos nessa pesquisa, comparar a influência da idade sobre a percepção limiar de luminância mascarada por ruído de cores em sujeitos distribuídos em dois grupos etários, dos 20 aos 40 anos e acima de 50 anos de idade, sem comorbidades. Este foi um estudo observacional do tipo analíticodescritivo transversal, realizado no Laboratório de Neurologia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, onde participaram 42 voluntários, metade para cada grupo etário, que foram recrutados por meio de convite publicado em redes sociais. Os participantes foram submetidos à entrevista prévia para investigar a presença de doenças neurológicas, metabólicas e degenerativas que pudessem comprometer a visão, em seguida foram efetuados 03 testes psicofísicos, sendo 02 de triagem: a avaliação de acuidade visual (FrACT) e o teste de Ishihara e por fim, o teste finalístico desse estudo para a avaliação da discriminação do contraste limiar de luminância com mascaramento de cor. O risco que poderia decorrer da pesquisa seria o extenso tempo para realização dos testes, que poderia levar a ocorrência de desconforto, podendo ser aliviado com a realização de intervalos entre os testes e quando solicitado pelo participante. O benefício s seriam individuais, pela ampla avaliação visual que o participante poderia desfrutar; e coletivos pela contribuição para a ampliação dos conhecimentos relacionados aos mecanismos de interação entre cor e brilho na visão humana, sobretudo com o avanço da idade. Para avaliar a distribuição dos dados, aplicamos o teste de normalidade Shapiro-Wilk. Para análise de variância, utilizamos o teste ANOVA, de uma via, seguido por um teste de comparações múltiplas de Tukey para comparar os parâmetros de cada grupo; o teste t de Student não pareado com correção de Welch foi usado para comparar parâmetros entre os grupo. Os resultados do estudo confirmam a hipótese de que o avanço da idade afeta a interação entre cor e luminância, corroborando ainda com a hipótese de que em idosos a provável diminuição da percepção dos mecanismos psicofísicos azul-amarelo induziria a diminuição da inibição do ruído de cor sobre a percepção limiar de luminância.

Externo à Instituição - GIVAGO DA SILVA SOUZA - UEPA
Externo à Instituição - LETICIA MIQUILINI DE ARRUDA FARIAS - UFPA
Externo à Instituição - MARCELO FERNANDES DA COSTA - USP
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE