Banca de DEFESA: LARISSA DUARTE FERREIRA

DISCENTE: LARISSA DUARTE FERREIRA
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Link (defesa por videoconferência): https://meet.google.com/kuq-xzro-eka

Protocolos REAC na modulação do estresse, ansiedade e depressão em acadêmicos de uma Universidade na Amazônia: estudo piloto duplo-cego controlado.

Estresse emocional, deglutição, saúde mental, terapia por radiofrequência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As particularidades estruturais e sociais encontradas nos cenários da Amazônia brasileira tornam-se um elemento chave que podem impactar negativamente na vida dos estudantes de nível superior, como a vulnerabilidade socioeconômica, estrutural e familiar, que atuam de forma significativa no desenvolvimento de sintomas neuropsiquiátricos associados ao estresse, ansiedade e depressão. Os protocolos terapêuticos REAC possuem ações sobre disfunções psico-emotivo-comportamentais, vegetativas, endócrinas, imunológicas e de controle de movimento, sendo a tecnologia REAC uma das mais recentes tecnologias de modulação neurobiológica para o tratamento de depressão, ansiedade e estresse. Objetivo: Avaliar a eficácia dos protocolos de otimização neuropostural (ONP) e Neuropsicofísica (ONFP) da tecnologia REAC sobre o padrão comportamental em uma comunidade universitária na Amazônia brasileira. Métodos: Trata-se de estudo clínico piloto duplo cego, randomizado, com divisão de grupo controle e experimental, com análise comportamental frente a uma intervenção clínica com os protocolos de ONP e ONPF da plataforma REAC. O estudo foi conduzido com 30 acadêmicos da graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As variáveis avaliadas foram índices de Estresse, Ansiedade e Depressão (EADS-21), padrão de posicionamento lingual (Técnica de Payne) e dismetria funcional estabelecida pelo alinhamento patelar após ONP. Resultados: Quanto à análise da deglutição, por meio da técnica de Payne antes e após a aplicação da ONP, 92,86% da amostra apresentou modificação no padrão da deglutição após otimização neuropostural REAC. Para dismetria funcional houve 100% de alteração. Acerca dos índices de Estresse, Ansiedade e Depressão, no grupo controle a média inicial e final de severidade foi considerada moderada, enquanto que no grupo experimental a média no pré-tratamento foi severa, no pós-tratamento a média passou a ser moderada. Na análise do grupo controle em relação ao grupo experimental não houve diferença estatística, entretanto houve diferença estatística no grupo experimental REAC pré e pós intervenção. Conclusões: Os protocolos REAC-ONP e ONPF foram suficientes para modificar a postura e o posicionamento lingual, além de impactar de forma direta na redução da assimetria flutuante, podendo ser utilizado como um parâmetro de eficácia objetivo para futuros estudos. Também foi possível observar mudanças comportamentais, uma vez que os clusters da escala psicométrica (EADS-21) tiveram uma redução mais perceptível no grupo experimental antes e após a terapia em comparação ao grupo controle.

Presidente - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Externo à Instituição - PAULO FABRICIO OLIVEIRA RAMOS - NENHUMA
Interno - 1703098 - RAQUEL RODRIGUES DO AMARAL