Banca de DEFESA: HUGO ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bns-hzps-ash

VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO UM EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE/ECOE) NO EIXO MORFOFUNCIONAL DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Metodologias Ativas; Avaliação; OSCE

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O conhecimento em educação vem sofrendo grandes modificações, principalmente na área da saúde. Os ensinos em saúde na atualidade tendem à utilização de metodologias ativas para um novo perfil do profissional que requer ser generalista, humanista, crítico e reflexivo; cuja à prática seja pautada na ética, na integralidade, no rigor, na cidadania e na promoção da saúde e que desenvolva competências de atenção em saúde, como tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, sendo uma dessas metodologias o PBL (Problem-Based Learning), um método de educação problematizador, que tem como fundamento a relação diálogo entre professor e aluno, possibilitando a ambos aprenderem juntos. A educação problematizadora trabalha a construção do conhecimento a partir das vivências de experiências significativas. Nesse processo de formação do profissional, as avaliações discentes passam a adquirir um novo significado, que será o de atingir os objetivos educacionais estabelecidos pelos docentes, não havendo mais um conceito puro de aprovado ou reprovado na disciplina. Em meados da década de 70, na Universidade de Dundee, Reino Unido foi implantado o chamado OSCE/EOCE (Objetive Strutured Clinical Examination/Exame Objetivo Clínico Estruturado) que, constitui-se em um exame com múltiplas “estações” objetivas, considerada padrão ouro para avaliar objetivamente competências médicas. O presente estudo faz-se necessário, pois a implantação do OSCE/ECOE no eixo do Morfofuncional no curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá pode trazer uma melhor visão de como avaliar o estudante de forma mais adequada à realidade da metodologia ativa existente no curso. Este estudo tem como objetivo implantação do OSCE/ECOE no eixo morfofuncional na turma de 2º ano do primeiro semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá e avaliar o envolvimento dos docentes com o processo de implantação através do Questionário de Estágio de Envolvimento (SoCQ) bem como avaliar os pontos de vistas dos docentes e discentes através de grupos focais.

Presidente - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Interno - 1703098 - RAQUEL RODRIGUES DO AMARAL
Externo ao Programa - 1732540 - ADILSON MENDES
Externo ao Programa - 3068031 - KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES