Banca de DEFESA: MAIRA BEATRINE DA ROCHA UCHOA

DISCENTE: MAIRA BEATRINE DA ROCHA UCHOA
DATA: 11/05/2021

NÍVEL DE SOBRECARGA DOS CUIDADORES DE PORTADORES DE ALZHEIMER NA REGIÃO AMAZÔNICA

Doença de Alzheimer; Cuidador; Cuidado; Sobrecarga

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O Alzheimer, é a doença neurodegenerativa mais frequente e acomete de 8% a 15% da população mundial com mais de 65 anos. No Brasil a doença corresponde a mais da metade dos casos de demência. O idoso que apresenta um potencial favorável à perda das capacidades funcionais e/ou mentais pode apresentar dependência total ou parcial para as atividades cotidianas, necessitando de cuidadores, os quais desenvolvem cuidados que afetam a sua rotina de vida e a saúde. Sendo assim, torna-se essencial incluir o cuidador no planejamento e nas ações de saúde, para que este possa prover um cuidado digno. Objetivou-se identificar o perfil sociodemográfico do cuidador do portador de Alzheimer e avaliar o nível de sobrecarga de suas ações. Estudo do tipo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 78 cuidadores atendidos no Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, pelas Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde e participantes do projeto Reviver da Universidade Federal do Amapá, localizados em Macapá, capital do Amapá. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas presencial e remota, com uso dos questionários sociodemográfico e Escala de Sobrecarga de Zarit, que avalia o nível de sobrecarga dos cuidadores e classifica em ausência de sobrecarga, sobrecarga moderada, moderada a severa, e severa. Os dados foram submetidos ao programa SPSS versão 25.0. para a descrição dos resultados estatísticos, e os testes T de Student, ANOVA e Associação de Qui-quadrado foram aplicados para comparar os efeitos da variável Zarit em relação as variáveis, também foi aplicado o Teste de Aderência de Qui-quadrado para verificar diferenças de proporções entre as categorias da variável resposta. Dos participantes que compõe o estudo, 67 (85,9%) são mulheres, 40 (51,3%) solteiros, 48 (61,5%) autodeclarados na cor parda, 68 (87,2%) possuem renda, sendo 36 (46, 2%) renda fixa, 58 (74,4%) tem filhos, 74 (94,9%) não fumantes, 59 (75,6%) não etilistas, 43 (55,1%) praticam atividade física, 52 (66,7%)
*Dados obrigatórios para cadastro no sistema.
praticam o lazer, 35 (44,9%) cursaram o ensino médio, e 61 (78,2%) possuem profissão, 63 (80,8%) fizeram curso de cuidador, 32 (41%) dos participantes tem de 6 meses a 2 anos como cuidador, 40 (51,3%) cuidam por mais de 18 horas por dia, 53 (67,9%) residem com o portador de Alzheimer, 71 (91%) tem parentesco com o idoso, 67 (85,9%) recebem apoio para cuidar, 72 (92,3%) agregam outras tarefas, e 44 (56,4%) cuidadores não possuem doença. Os níveis de sobrecarga predominantes foram as categorias Moderada e Moderada a Severa, e não foi encontrada associação entre a pontuação de Zarit e as variáveis. Conclui-se que os fatores sociodemográficos foram determinantes para o aumento da sobrecarga. O estudo evidenciou o cenário da caracterização do cuidador em várias literaturas, que abordam os fatores citados previamente sendo inerentes ao cuidado e que acarretam danos na relação do cuidador com o indivíduo cuidado.

Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Externo ao Programa - 2063418 - FABIO RODRIGUES TRINDADE
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Presidente - 1015007 - MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA