Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DUARTE FERREIRA

DISCENTE: LARISSA DUARTE FERREIRA
DATA: 18/02/2021

OTIMIZAÇÃO NEUROPOSTURAL E NEUROPSICOFÍSICA PELA TECNOLOGIA REAC NA MODULAÇÃO NA SINTOMATOLOGIA DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA: Estudo piloto duplo cego.

Deglutição atípica, estresse, ansiedade, estimulação cerebral rádioelétrico assimétrico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A prevalência estimada de estresse, depressão e ansiedade em estudantes universitários tem se mostrado elevada, de forma que entre 15 a 25% dos estudantes apresentam algum transtorno psíquico, principalmente transtornos de ansiedade. A resposta ao estresse quando prolongada pode interferir na resposta neuromuscular em níveis crônicos, caracterizando um processo adaptativo disfuncional, que pode ser avaliado, dentre outros métodos, por meio do padrão de posicionamento lingual durante a deglutição e pela distância interpatelar numa medida denominada assimetria flutuante ou dismetria funcional. Os protocolos terapêuticos da tecnologia REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer), ativam mecanismos bioelétricos capazes de atuar na recuperação da polaridade celular e de otimizar respostas fisiológicas do organismo com impacto em mecanismos neuro-biológicos, neuro-psíquicos e psicofísicos, alcançando uma resposta terapêutica. Esta pesquisa propõe-se a estudar os efeitos da neuromodulação pela tecnologia REAC sobre marcadores clínicos de estresse, ansiedade e depressão em uma comunidade universitária. Métodos: Um total preliminar de 20 estudantes (média de idade de ± 22,65) foram inscritos (75% mulheres e 25% homens) randomicamente divididos em dois grupos (N= 10). O grupo A foi tratado com os protocolos REAC de Otimização Neuropostural (NPO) e Neuropsicofísica (NPPO); O grupo B foi o grupo controle, no qual a aplicação ocorreu com a sonda assimétrica do equipamento desabilitada, não havendo portanto aplicação terapêutica, o estudo atingiu dois níveis de cegamento, para o aplicador e para o voluntário. Os parâmetros avaliados foram medida da dismetria funcional (DF) por meio do instrumento dismetrômetro (ASMEDLA, Porto Alegre), padrão de deglutição pela técnica de Payne e os índices de estresse, ansiedade e depressão pelo teste psicométrico da escala EADS-21. Os parâmetros foram avaliados por examinador alheio ao protocolo. Resultados: A média da DF foi de 1,08 cm caindo para 0,0 no grupo experimental após aplicação terapêutica, não havendo diferença no grupo controle entre as médias iniciais e finais de dismetria funcional, o padrão de deglutição sofreu alteração somente no grupo experimental com tendência ao posicionamento interincisal da língua. Quanto aos índices de estresse, depressão e ansiedade as médias para o grupo experimental antes da terapia foram de: estresse 60,9 % (severo), depressão 57,1% (severa), ansiedade 46,6% (severa). Após a terapia o grupo experimental apresentou estresse 35,71% (moderado), depressão 24,28% (moderado), ansiedade 22,8% (moderado). Para o grupo controle as médias no ínicio do estudo foram de: estresse 50,40% (moderado), depressão 38,56% (moderado), ansiedade 34,28%(moderado). E no final do estudo foram de: estresse 40,95% (moderado), depressão 26,19% (moderado) e ansiedade 29,52% (moderado), indicando que o REAC reduziu os sintomas de estresse, depressão e ansiedade para a faixa moderada. Conclusões: No presente estudo, os protocolos terapêuticos foram suficientes para modificar a postura e o posicionamento lingual, podendo ser utilizado como um parâmetro de eficácia objetivo para futuros estudos.

Presidente - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Interno - 3066678 - NATALIA CAMARGO RODRIGUES IOSIMUTA
Interno - 1703098 - RAQUEL RODRIGUES DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 16:36