Banca de QUALIFICAÇÃO: WINGRED LOBATO GONCALVES

DISCENTE: WINGRED LOBATO GONCALVES
DATA: 13/03/2021

AVALIAR O POTENCIAL LEISHMANICIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS E COMPARAR COM SUAS NANOEUMSÕES A EFETIVIDADE ENCONTRADA

Óleos essenciais; Nanoemulsão; atividade anti-Leihsmanicida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Diante da baixa eficácia e elevada toxicidade apresentada pelos fármacos antimoniais e anfotericina B, faz-se premente a pesquisa de novos agentes leishmanicidas. Para tanto, produtos naturais e sintéticos têm sido estudados na busca de novos protótipos antiparasitários. A nanotecnologia é uma ferramenta que se aplica a muitos setores da ciência, e na área da saúde o elevado investimento neste campo tem fomentado que produtos nanotecnológicos proporcionam vantagens reais na melhoria da absorção dos princípios ativos e consequentemente melhorando a atividade biológica. Muitas espécies amazônicas são ricas em óleos essenciais sendo muito utilizados na medicina popular por apresentar atividade antimicrobiana e anti-inflamatória. Diante do exposto o objetivo deste trabalho é Avaliar in vitro a atividade leishmanicida de óleo vegetais e nanoemulsões preparadas a partir delas e fazer uma comparação entre as atividades encontradas. Serão utilizadas cepas de Leishmania sp que serão obtidas a partir da parceria com a UFMA. As cepas serão mantidas em cultura no Laboratório de Microimunologia, após a reativação os óleos essenciais e nanoemulsão serão colocadas em placa de petri para fazer a avalição da atividade. Após o período de incubação serão realizadas as leituras e estas comparadas entre si para verificar se realmente haverá aumento da atividade referente a nanoemulsão, que é o esperado para essa forma farmacêutica.Estima-se que a partir da observação e análise de dados, será possível construir propostas voltadas para contribuir com o tratamento da Leishmania agregando aos fármacos e tratamentos convencionais, melhorando assim a resposta terapêutica dos indivíduos, com vantagens que vão desde a diminuição dos efeitos adversos à melhora do efeito desejado.

Externo ao Programa - 1866397 - CAIO PINHO FERNANDES
Interno - 2042223 - EMERSON AUGUSTO CASTILHO MARTINS
Presidente - 1703098 - RAQUEL RODRIGUES DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 16:17