Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA MARIA GUIMARAES BRITO

DISCENTE: ROSA MARIA GUIMARAES BRITO
DATA: 15/03/2021
LOCAL: Videoconferência

INFLUÊNCIA DA IDADE SOBRE A DISCRIMINAÇÃO DE LUMINÂNCIA MASCARADA POR RUÍDO CROMÁTICO.

Visão de cores; psicofísica visual; estímulos pseudoisocromáticos; contraste limiar de luminância; influência da idade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A compreensão da influência da resposta visual a contrastes de cor e luminância é indispensável para um melhor entendimento do processamento visual sob condições naturais. Estudos atuais apontam que com o envelhecimento, o ser humano apresenta modificações na percepção de cores e tem a sensibilidade diminuída especialmente após os 40 anos. Assim, a presente pesquisa tem o propósito de comparar a influência da idade sobre a percepção limiar de luminância mascarada por ruído de cores em sujeitos, distribuídos em dois grupos de faixas etárias distintas, dos 20 aos 40 anos e acima de 60 anos de idade. O estudo será observacional do tipo analítico-descritivo transversal, a ser realizado na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, com 20 voluntários, metade para cada grupo etário, que serão recrutados para compor a amostra deste estudo. Os participantes serão submetidos à entrevista prévia para investigar a presença de doenças neurológicas, metabólicas e degenerativas que venham a comprometer a visão. Serão efetuados 03 agrupamentos de testes psicofísicos, sendo 02 de triagem: a avaliação de acuidade visual (FrACT) e o teste de Ishihara, após, será empreendida a avaliação da discriminação do contraste limiar de luminância com mascaramento de cor. O principal risco da pesquisa se deve ao extenso tempo de realização dos testes, que pode levar a ocorrência de desconforto, podendo ser aliviado com a realização de intervalos entre os testes e quando solicitado pelo participante. Em caso do voluntário sentir algum mal-estar, o teste será finalizado. O principal benefício gerado por esta pesquisa compreenderá a ampla avaliação visual que o participante poderá desfrutar. Para a ciência, o benefício será a contribuição para a ampliação de conhecimentos relacionados aos mecanismos de interação entre cor e brilho na visão de seres humanos. Os dados dos testes serão extraídos e analisados através dos programas Microsoft Excel® 2007, BioEstat® 5.3 e MATLAB® R2012b. Para avaliar a distribuição dos dados, aplicaremos o teste de normalidade Shapiro-Wilk. Devendo ser utilizado o teste de Lilliefors caso este não se adeque a quantidade de dados da amostra. O teste t de Student será utilizado para comparar os resultados obtidos pelas diferentes faixas etárias envolvidas na pesquisa. E para as comparações de dados dentro do mesmo grupo devemos utilizar a ANOVA, uma via.

Externo à Instituição - GIVAGO DA SILVA SOUZA - UEPA
Externo à Instituição - LETICIA MIQUILINI DE ARRUDA FARIAS - UFPA
Presidente - 1432793 - MARIA IZABEL TENTES CORTES
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 16:11