Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CIBELE DOS SANTOS HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CIBELE DOS SANTOS HOLANDA
DATA: 24/10/2019
HORA: 09:30
LOCAL: SALA 4 - BLOCO DE PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

Fatores associados ao nível de Capacidade Funcional em Idosos Fisicamente Ativos e Inativos que fazem acompanhamento em uma Unidade Básica De Saúde da Cidade De Macapá.


PALAVRAS-CHAVES:

Idoso. Atividade Física. Capacidade Funcional. Fatores Associados.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

A capacidade funcional de um indivíduo está relacionada às condições que o mesmo possui de viver com autonomia e de ser capaz de se relacionar em seu meio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, podem-se considerar idosos os indivíduos com mais de 65 anos quando se tratar de países desenvolvidos. O comprometimento ou perda da capacidade funcional gera implicações tanto para o idoso quanto para família e comunidade. Com essa dificuldade estabelecida, a atividade física surge como uma ferramenta que pode oferecer um acréscimo positivo na vida dos idosos afetados. Esse estudo tem como objetivo investigar os fatores associados ao nível de capacidade funcional de idosos fisicamente ativos e inativos que fazem acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. A população do estudo foi de 60 idosos que fazem acompanhamento de saúde na unidade selecionada. Foram selecionados como instrumentos para a realização da coleta de dados: um questionário para levantamento de dados sociodemográficos, o protocolo Short Physical Performance Batery (SPPB), o teste de Sentar e Alcançar e o Teste de Dinâmometria Manual para avaliação da capacidade funcional dos sujeitos da pesquisa, para avaliar as Atividade de Vida Diária optou-se por utilizar a Escala de Katz e como forma de avaliar o nível de atividade física dos participantes será utilizado a versão curta do questionário internacional de atividade física (IPAQ). A amostra é composta por 48 indivíduos, maioritariamente do sexo feminino (79.2%), com idades entre os 60 e os 80 anos, com idade média de 68.3 anos. Mais de metade dos participantes na pesquisa apresentavam NCF Bom (54.2%), existindo 20.8% com NCF Moderado e 25.0% com NCF Baixo. Quanto ao teste “Sentar e alcançar”, registaram-se 41.7% com escore negativo, 33.3% com escore zero e 25.0% com escore positivo. Mais de metade apresentaram dinâmometria regular, tanto na direita (64.6%) com na esquerda (62.5%). Apenas 10.4% tinham dinâmometria direita excelente e 12.5% dinâmometria esquerda excelente. Através dessa pesquisa, poderão ser desenvolvidas estratégias que influenciarão as políticas públicas voltadas para os idosos, tendo em vista que, uma vez que os fatores associados à possíveis complicações da capacidade funcional forem elencados, será possível combate-los.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Interno - 2039588 - AMANDA ALVES FECURY
Interno - 326748 - ROSEMARY FERREIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 24/10/2019 09:15
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1