Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL GONÇALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL GONÇALVES DOS SANTOS
DATA: 29/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: sala
TÍTULO:

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE INSETICIDA DE EXTRATOS DE Derris (Lonchocarpus) urucu R. K. JANSEN (ORDEM:FABALES: FABACEAE) EM LARVAS E ADULTOS DE Aedes (Stegomyia) aegypti ( Diptera: Culicidae)


PALAVRAS-CHAVES:

extrato hidroetanólico


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O mosquito Aedes aegypti, é vetor de doenças importantes como: dengue, febre chikungunya, vírus Zika, febre amarela, e essas doenças são problemas de saúde pública. Este estudo terá como objetivo avaliar a atividade larvicida do extrato hidroetanólico de Derris urucu (L.) frente a larvas e adultos do mosquito Ae. egypti. As raízes de Derris urucu serão coletadas no Distrito de Pedreira do Abacate, município de Macapá. O extrato hidroetanólico será obtido pelo processo de maceracao em moinhos e em seguida submetido a processo de extração por maceração exaustiva com metanol (MeOH) em temperatura ambiente. O solvente será removido em um evaporador rotatório a 40C. Os Extratos brutos resultantes serão transferidos para um frasco aberto e o solvente residual será removido por pelo menos 24h. Os bioensaios serão realizados no Laboratório de Arthropoda/UNIFAP, em uma sala com condições climáticas padronizadas, com temperatura de 25±2°C e umidade relativa do ar de 75± 5 % e fotoperíodo de 12 horas. Os ensaios de avaliação da atividade larvicida e adulticida serão realizados seguindo os protocolo preconizados pela Organização Mundial da Saúde, WHO (2005) e WHO (2009), respectivamente. Presente em toda a região amazônica e de fácil obtenção, a planta Derris urucu popularmente conhecida como timbó possui matabólitos secundários comuns as plantas com potencial inseticida. O trabalho será realizado a partir do extrato hidroetanólico extraído das raízes de D.urucu, que serão testados em larvas e adultos de mosquitos aedes aegypti, para verificar seu potencial inseticida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1372448 - CARLOS EDUARDO COSTA DE CAMPOS
Interno - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Presidente - 1017306 - RAIMUNDO NONATO PICANCO SOUTO
Notícia cadastrada em: 16/10/2019 13:11
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1