Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA DIAS BENTES MONTEIRO

DISCENTE: MARCELA DIAS BENTES MONTEIRO
DATA: 08/10/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEPA, BLOCO DE PÓS-GRADUAÇÃO

ESTUDO DE SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES-AP E FATORES DE RISCOS ASSOCIADOS

PALAVRAS-CHAVES*: Sofrimento Psíquico; Transtorno Mental; Psicopatologia; Criança; Escolares.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Os transtornos mentais podem acometer a criança quando situações externas ou internas mudam o seu comportamento, interferindo de forma direta ou indireta no seu desenvolvimento psicológico, afetando, assim, seus relacionamentos interpessoais e seu desempenho escolar. Por isso, identificar precocemente as crianças com risco de desenvolver um quadro de transtorno mental, permitirá uma intervenção também precoce, minimizando o sofrimento da família e tornando os profissionais de saúde e educação mais vigilantes. Os sintomas psicopatológicos mais comuns na infância são: depressão,  transtornos de ansiedade,  déficit de atenção e hiperatividade,  transtorno por uso de substâncias,  transtornos de conduta e transtornos alimentares O objetivo desta pesquisa é analisar sintomas psicopatológicos e os fatores riscos associados a eles. Trata-se de estudo do tipo transversal e exploratório com abordagem mista (quantitativa-qualitativa) que terá como instrumento de coleta de dados a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE) e um questionário sociodemográfico e de condições de saúde, elaborado pela pesquisadora. Para análise dos dados foram realizadas análises descritivas e analíticas através do programa estatístico SPSS versão 22.0. Os dados qualitativos foram analisados através do software IRAMUTEQ e pela análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada no município de Ferreira Gomes-AP desenvolvida em duas escolas municipais e uma estadual que contemplam as séries iniciais do ensino fundamental. O público do projeto foram 178 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de idade matriculados nas escolas municipais e estaduais de Ferreira Gomes. Quanto à faixa etária, a maioria das crianças tinham entre 9 e 11 anos de idade (64,0%), do sexo masculino (54,5%), nascidas no município de Macapá (62,4%), matriculadas no 3º e 4º ano do ensino fundamental (52,3%), renda familiar menor que um salário mínimo (65,2%), responsável desempregado (66,9%), com benefício social (51,7%), sem ter mudado de casa devido à construção da hidrelétrica (83,1%),a construção da hidrelétrica não trouxe benefícios para a família (82,0%), sem familiar em tratamento psiquiátrico/psicológico (87,6%), sem pessoas próximas à criança que faz uso abusivo de álcool/drogas (79,2%), e crianças que realizam atividade física (79,2%). Os sintomas psicopatológicos mais presentes foram relacionados à conduta e atenção. Conclui-se sobre a necessidade de atividades de promoção à saúde mental dessas crianças e suas famílias, inclusive no ambiente escolar, com intuito de diminuir os fatores de riscos relacionados à saúde mental da criança e de suas famílias.

Externo ao Programa - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL TENTES CORTES