Banca de DEFESA: NADIA CRISTINE COELHO EUGENIO

DISCENTE: NADIA CRISTINE COELHO EUGENIO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEPA

IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EM ESCOLARES DA FRONTEIRA FRANCO BRASILEIRA E QUESTÕES ASSOCIADAS

Criança, escolares, psicopatologias.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O termo psicopatologia pode ser conceituado como a junção de conhecimentos relacionados ao adoecimento mental do ser humano. Existem diversas psicopatologias descritas, estas quando não são diagnosticadas e acompanhadas por profissionais e serviços especializados podem gerar diversos problemas sociais e de saúde para os indivíduos. Este estudo teve como objetivo identificar sintomas psicopatológicos em escolares do município de Oiapoque-AP e analisar as questões associadas a esses sintomas. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo baseado na aplicação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE). Para análise dos dados foram realizadas análises descritivas e analíticas através do programa estatístico SPSS versão 24.0. Os dados qualitativos foram analisados através do software IRAMUTEQ. O projeto foi realizado no município de Oiapoque-AP e desenvolvido nas quatro escolas municipais que contemplam as séries iniciais (primeiro ao sexto ano). O público do projeto foram 264 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de idade matriculados nas escolas municipais de Oiapoque. Quanto a faixa etária, a maioria tinham entre 8 e 10 anos de idade (39,4%), do sexo feminino (50,8%), nascidas no município de Oiapoque-AP (62,5%), matriculados no 3º e 4º ano do ensino fundamental (46,5%), relataram realizar 3 ou 4 vezes atividade física por semana (43,9%), com renda familiar de 1 a 5 salários mínimos (89,0%), os responsáveis estudaram até o 2º grau de forma incompleta (27,7%), não possuíam familiar em tratamento psiquiátrico (100%) e não apresentava uso abusivo de substâncias psicoativas (91,6%). Os sintomas psicopatológicos mais presentes foram relacionados a transtornos de ansiedade, de humor e alimentares. Com a aplicação da EISPE e análise dos dados, os resultados apontam que as proporções de sintomas psicopatológicos entre os sujeitos da pesquisa estão relacionadas ao humor ansiedade e padrões alimentares. As questões associadas as variações psicopatológicas do estudo podem estar relacionadas aos determinantes sociais desta população.

Externo ao Programa - 2190949 - DINALDO BARBOSA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Presidente - 1432793 - MARIA IZABEL TENTES CORTES
Externo ao Programa - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA