Banca de DEFESA: MANUELA SIRAIAMA MARQUES DUARTE

DISCENTE: MANUELA SIRAIAMA MARQUES DUARTE
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Sala 3 do Bloco da Pós-Graduação/UNIFAP

CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE OCUPACIONAL, SATISFAÇÃO NO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA

Estresse Ocupacional. Satisfação no Emprego. Qualidade de Vida. Saúde do Trabalhador.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A atuação profissional na área da saúde expõe o trabalhador a situações, por vezes nocivas, que podem contribuir com a precarização da sua saúde e qualidade de vida. Objetivos: correlacionar os níveis de estresse ocupacional, satisfação no trabalho e qualidade de vida em trabalhadores de uma maternidade pública. Materiais e Métodos: estudo de caráter transversal, correlacional e descritivo, cuja amostra compreendeu 199 servidores públicos estaduais, de ambos os sexos, de diversas faixas etárias e categorias profissionais, em pleno exercício de suas atividades laborais no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), na cidade de Macapá (AP). Foram utilizados quatro instrumentos de pesquisa: questionário sociodemográfico, Questionário de Demanda-Controle-Suporte, Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 e Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde, na versão breve. A análise estatística foi realizada por meio do teste T de Student e Correlação de Pearson, com seleção de variáveis pelo método stepwise, com significância estatística em 5%. Foi utilizado o software SPSS®, versão 22.0. Resultados: Dos 199 participantes, a maioria era do sexo feminino (84,2%), na faixa etária de 30 a 39 anos (40,7%), casados (42,7%) e praticante de atividade física (50,8%). Quanto à escolaridade, 61,8% tinham nível superior, referiram renda de até quatro salários-mínimos (53,3%) e 53,7% informaram dois ou mais empregos; 67,3% atuavam na instituição há menos de sete anos, com carga horária semanal de 21 a 30 horas (79,4%). 72,4% dos participantes relataram não exposição ao estresse no trabalho e 75,4% referiram insatisfação. O nível de qualidade de vida geral apresentou média de 65,62 ±12,45. As análises de regressão mostraram associação entre exposição ao estresse ocupacional e satisfação no trabalho (p=0,026) e categoria profissional (p<0,001). A satisfação no trabalho esteve associada ao nível de qualidade de vida (p<0,001), ao número de empregos (p=0,019) e à exposição ao estresse ocupacional (p=0,01). A qualidade de vida apresentou associação com sexo masculino (p=0,022), renda (p=0,004), satisfação no trabalho (p<0,001), e carga horária de trabalho (p=0,011). As correlações entre satisfação no trabalho e qualidade de vida, e suas dimensões, foram todas positivas e estatisticamente significantes. Não houve associação entre a exposição ao estresse ocupacional e a qualidade de vida. Conclusão: A qualidade de vida dos trabalhadores de uma maternidade pública apresentou-se associada a característica sociodemográfica - sexo masculino - e ocupacionais - carga horária de trabalho, renda e nível de satisfação laboral. Portanto, pode ser possível promover melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores por meio da adequação das condições de trabalho relativas ao ambiente e organização do processo de trabalho.

Interno - 2039588 - AMANDA ALVES FECURY
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Externo ao Programa - 1825995 - RONEDIA MONTEIRO BOSQUE
Interno - 326748 - ROSEMARY FERREIRA DE ANDRADE