Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH KAROLINA MENDONÇA LAMARÃO

DISCENTE: SARAH KAROLINA MENDONÇA LAMARÃO
DATA: 16/02/2019
LOCAL: SALA 8, BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO

PREVALêNCIA DE EXCESSO DE PESO EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS QUILOMBOLAS E OS FATORES ASSOCIADOS

Adolescência; Excesso de Peso; Quilombolas

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A Organização Mundial de saúde tem chamado atenção para o alarmante crescimento do excesso de peso mundial em todas as fases da vida. Vale ressaltar que a obesidade em adolescentes quase triplicou nos últimos dez anos, aumentando os riscos de desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis, além disso, deve-se considerar a complexidade de fatores relacionados ao aumento de peso. Objetivo: Identificar a prevalência de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) em alunos de escolas quilombolas e os fatores associados. Métodos: A população foi constituída por 306 adolescentes de escolas estaduais quilombolas, localizadas na zona rural de Macapá-AP, com idade entre 10 e 19 anos, que cursavam as séries do fundamental II e ensino médio. Para a obtenção dos dados aplicou-se, no período de março a junho de 2018, questionário de dados pessoais e hábitos de vida, nível de atividade física, além da aferição de peso e altura para cálculo do índice de Massa Corporal - IMC. Foram realizadas análises descritivas, seguida do teste chi-quadrado para todas as variáveis e regressão logística para associações com p-valor positivo (<0,005). Resultados: Dentre as características sociodemográficas e econômicas aferiu-se que 48,7% da amostra era do sexo feminino e 51,3% masculino, 46,3% apresentaram renda familiar menor que quinhentos reais, 58,8% relataram ter mais de três irmãos e 44,9% moram com mais de seis pessoas, 84% são negros, 65% quilombolas, demonstrando uma alta insegurança social de escolares quilombolas. Identificou-se uma prevalência de excesso de peso em 19,3% (IC: 95%), índice considerado elevado entre adolescentes. Os fatores que tiveram associação positiva em relação ao excesso de peso foram à ingestão de bebidas alcoólicas (p=0,03), indicando que esses adolescentes tem 2,82 vezes mais chance de estarem acima do peso (OR= 2,823; IC 95%: 1,096-7,268), além disso, os alunos ativos (p=0,01; OR: 0,454; IC95%: 0,247-0,836) apresentaram 54,6% menos chances de apresentarem sobrepeso ou obesidade. Pessoas que relataram fazer dieta possuem 2,492 mais chances de estarem com excesso de peso (p=0,01; OR: 4,92; IC95%: 1,191-5,215). De acordo com a pesquisa, alunos que fazem dieta apresentaram maior chance de estarem com sobrepeso e obesidade, além disso, ressalta-se que 92,5% dos alunos avaliou a alimentação na sua casa como boa, ainda que 80,6% consumissem frituras, pelo menos duas vezes por semana, dados que indicam pouco ou nenhum conhecimento sobre alimentação saudável entre os alunos de escolas quilombolas. Considerações Finais: Os resultados demonstraram alta insegurança social, ou seja, indivíduos próximos da linha de pobreza, porém que apresentaram altas taxas de excesso de peso, isso pode ser em função de que alimentos calóricos em sua maioria são mais baratos, por isso, as políticas públicas voltadas para esse público devem ser principalmente em relação ao seu estilo de vida.  Os resultados podem estar associados a pouca idade, por se tratarem de adolescentes, e indicam ainda a necessidade de serem realizadas ações educativas principalmente sobre alimentação, atividade física e prevenção ao uso excessivo de álcool entre essa população.

Presidente - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Externo à Instituição - BELMIRA SILVA FARIA E SOUZA - NENHUMA