Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA CATARINA SENA GABRIEL

DISCENTE: VALERIA CATARINA SENA GABRIEL
DATA: 27/10/2017
LOCAL: SALA 3, BLOCO DA PÓS-GRADUAÇAO

odontologia legal, menores, violência sexual

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

A violência é um dos maiores problemas enfrentados pela saúde pública mundial. Se constituindo, portanto, em uma preocupação aos profissionais dessa área em todo o mundo, fato que se dá não apenas pelos altos investimentos na reparação de danos, como também pelo seu impacto populacional e maior demanda por cuidados em saúde e serviços de reabilitação, deixando marcas indiscutíveis em suas vítimas, sendo as lesões orofaciais sequelas físicas bastante comuns. Este trabalho objetiva verificar as condições de saúde bucal de menores vítimas de violência sexual atendidos pelo Instituto Médico Legal – IML de Macapá/AP e sob tutela do estado. Para isso será realizada a avaliação da saúde oral e coleta de material bucal dos de menores entre 0 e 17 anos e 11 meses de idade participantes da pesquisa, bem como a perícia odontolegal dos menores periciados no IML/AP visando a identificação de lesões ou indícios de lesões decorrentes de felação no sistema estomatognático. A amostra será composta por 30 menores de ambos os sexos, moradores do estado do Amapá que tenham sido vítimas de violência sexual pelo menos uma vez na vida. A coleta de dados ocorrerá no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018. O índice de CPO-D foi de 6,93, considerado muito elevado, segundo a Organização Mundial de Saúde (2010). Não foram encontrados indícios de infecção orofaríngea por Neisseria gonorhoeae. Apesar de ainda não terem havido casos positivos para a ocorrência de Neisseria gonorhoeae, outros possíveis indícios de lesões decorrentes de felação foram verificados.

Presidente - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Interno - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Interno - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 25/10/2017 14:54