Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELISON DE OLIVEIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELISON DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 20/10/2017
HORA: 14:30
LOCAL: SALA B1, BLOCO DE PEDAGOGIA
TÍTULO:

PERFIL QUÍMICO E EFEITO DO TRATAMENTO DO OLEORRESINA DE Copaifera duckei Dwyer (COPAÍBA) EM RATOS DIABÉTICOS INDUZIDOS POR ESTREPTOZOTOCINA. 


PALAVRAS-CHAVES:

Copaíba, Copaifera duckei Dwyer, Sesquiterpenos, Diabetes, estreptozotocina.


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Diabetes mellitus (DM) é uma síndrome que atinge mais de mais de 382 milhões de pessoas no mundo, ela interfere no metabolismo dos carboidratos provocando hiperglicemia crônica e gerando diversas complicações. Diante deste problema de saúde, a finalidade deste estudo é avaliar o efeito do óleorresina (OR) da espécie Copaifera duckei Dwyer (Copaíba) em ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina (STZ). Este estudo foi baseada na indução de DM por STZ (55 mg/kg i.p) em ratos Wistar e tratados com doses de OR 250 e 500 mg/kg v.o. Posteriormente foram avaliados parâmetros clínicos, bioquímicos e histopatológicos do pâncreas. Resultados cromatograficos do OR indicaram como componentes majoritários os sesquiterpenos β-Bisaboleno (22.29 %), β-Cariofileno (21.25%) e α-Farneseno (15.58%). Na DM induzida por STZ, foi possível observar que o tratamento com OR melhorou significativamente (p<0,001) os parâmetros clínicos e atenuou siginificativamente (p<0,001) as alterações de Ureia, Creatinina e transaminases (AST e ALT) observadas nos animais com DM, assim como reduziu de forma significativa (p<0,001) valores de colesterol total, triglicerídeos e glicose. Resultados histopatológicos demonstraram que o OR foi capaz de restaurar as células β do pâncreas e aumentar a quantidade e diâmetros das ilhotas de Langerhans significativamente (p<0,05) quando comparado ao grupo diabético. Portanto, conclui-se que o tratamento com OR de Copaifera duckei Dwyer (Copaíba) empregado nas condições deste estudo, apresenta atividade antidiabética e é capaz de melhorar as complicações causadas por essa síndrome. Possivelmente os agentes responsáveis pelo efeito do OR sejam os sesquiterpenos majoritários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1731270 - ROBERTO MESSIAS BEZERRA
Interno - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - BELMIRA SILVA FARIA E SOUZA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 19/10/2017 08:38
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1