Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYERLI GARCIA SAAVEDRA

DISCENTE: MAYERLI GARCIA SAAVEDRA
DATA: 20/10/2017
LOCAL: SALA B1, BLOCO DA PEDAGOGIA

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDE DA NANOEMULSION DO ÓLEO ESSENCIAL DE Philodendron fragrantissimum Hook. G.Don (Araceae) SOBRE Aedes egypti (Diptera:Culiciadae)

vectores de doenças, óleo essencial, nanoemulsão, atividade larvicida

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Os mosquitos como Aedes aegypti desempenham importante papel na transmissão de doenças como Malária, Dengue, Chikungunya e vírus de Zika provocam uma elevada taxa de morbidade e mortalidade em tudo o mundo, principalmente em países tropicais, sendo um problema de saúde pública1. Atualmente, o estudo fitoquímico é importante na busca de novas substâncias ativas que permitam o controle de mosquitos que transmiten doencas, os oleos eseciales de pantas permiten diminuir os efeitos tóxicos no meio ambiente e a resistência que apresentam alguns insectos ante produtos sinteicos2. Mas sim embargo, os óleos são pouco solúveis em água e as nanoemulsões é uma alternativa viável, já que são capazes de ser disperso em meio aquoso. Este estudo teve como objetivo realizar a atividade larvicida da nannoemulsão de óleo essencial da raiz de Philodendron fragrantissimum sobre Aedes aegypti. O material vegetal foi identificado por IEPA com exsicata número: 10734. A extração de óleo da raiz de P. fragrantissimum foi feita por meio da técnica de hidrodestilação em sistema Clevenger. A identificação das substâncias presentes no óleo essencial foi feita por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa GC/MS. As larvas de Ae. Aegypti, utilizadas nos experimentos, foram oriundas do Insetário do Laboratório de Arthropoda da Universidade Federal do Amapá. Os bioensaios da atividade larvicida seguiram o protocolo padrão preconizado pela organização Mundial da Saúde, foram realizados em quintuplicada com 10 larvas em cada repetição, usando a nanoemulsões diluída a 3,125ppm; 12,5ppm; 25ppm; 50ppm; 100ppm; e 150ppm, controle negativo foi feito com só agua destilada e também tensoativo a 250ppm. A mortalidade foi verificada após 24 e 48 horas de exposição. O óleo essencial de P. fragrantissimum permitiu identificar 27 constituintes, os compostos majoritários foram β-Bisabolene (40,44%), α-Pinene (23.69%), β-Pinene (7.20%), α-Bisabolene (6,59%), β-Farnesene (5,29%), Tridecan-2-one (4,54%) O óleo essencial de P. deflexum mostrou um potencial larvicida frente as espécies Ae. Aegypti CL50 = 55,0662ppm – CL90 = 86,7008 ppm em 24 h e CL50 = 52,2896ppm – CL90 = 83,7059ppm nas 48h. As larvas das espécies estudadas foram suscetíveis à composição do óleo essencial. Tais resultados poderão ser úteis na promoção de pesquisas para o controle vetorial de mosquitos baseado em compostos ativos oriundos de espécies vegetais como uma alternativa aos larvicidas sintéticos.

Presidente - 1017306 - RAIMUNDO NONATO PICANCO SOUTO
Interno - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1819959 - PATRICK DE CASTRO CANTUÁRIA
Notícia cadastrada em: 17/10/2017 15:15