Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIUANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIUANA DA SILVA
DATA: 30/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA B1, BLOCO DA PEDAGOGIA
TÍTULO:

RISCO PONTENCIAL Á SAÚDE GERADO PELO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS HOSPITALARES DO HOSPITAL ESTADUAL DE LARANJAL DO JARI-AP.


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos Hospitalar, Riscos Infecciosos, Laranjal do Jari


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O gerenciamento adequado dos resíduos de saúde é de grande importância para o controle epidemiológico de doenças, isso se dá não pelo fato de seu montante, mas sim pelo seu risco infeccioso. A segregação e descarte adequado deste tipo de resíduo é o principal fator que o gerenciamento busca. A mitigação das demandas de saúde da população humana implica em processos profiláticos adequados, dentre eles a minimização dos riscos de infecção indireta por resíduos hospitalares. Neste contexto, estudos que possam monitorar o gerenciamento de resíduos hospitalares em unidades de saúdes podem ser ferramentas imprescindíveis para correção de gerenciamento e minimização dos riscos que este tipo de resíduo oferece à saúde. O presente estudo tem por objetivo descrever e avaliar o método de gerenciamento do lixo hospitalar do Hospital Estadual de Laranjal do Jarí, bem como os principais riscos infecciosos que este gerenciamento pode estar proporcionando à população da cidade de Laranjal do Jarí, em especial aqueles que residem no entorno do hospital e da lixeira pública. Para alcançar este objetivo será realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de cunho qualiquantitativo, através de observação direta do gerenciamento e questionários estruturados aplicados aos funcionários do hospital e a população que vive no entorno do hospital e lixão público. A partir dos dados obtidos nos questionários serão analisados os riscos infecciosos gerados pelos Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) do hospital tanto para a população residente no entorno do hospital, quanto da residente no entorno da lixeira pública. A análise estatística utilizada para verificar a associação entre o gerenciamento e a saúde da população para verificar os fatores de risco serão a regressão logística e fatores de risco. Em relação às condicionantes éticas de pesquisa, este projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Amapá e Plataforma Brasil para autorização. Os dados iniciais evidenciam que a falta de um PGRSS eficiente em uma instituição hospitalar influenciam diretamente no aumento dos riscos biológicos causados tanto aos funcionários que os manipulam quando para população em vive nas áreas adjacentes aos locais que são geradores e destino final dos RSS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1372448 - CARLOS EDUARDO COSTA DE CAMPOS
Interno - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Presidente - 1216372 - JULIO CESAR SA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/10/2017 11:44
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1