Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA DO SOCORRO DA SILVA MORAIS

DISCENTE: LEILA DO SOCORRO DA SILVA MORAIS
DATA: 27/10/2017
LOCAL: SALA 3, BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CLINICAS: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS E POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO EM CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ.

Avaliação Educacional; Ensino; Aprendizagem;  Avaliação baseada em competências.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A arte de ensinar encontra-se em constante transformação, acompanhando as mudanças dos séculos, e as metodologias educacionais devem adaptar-se para que seja mantido o entusiasmo e o interesse dos alunos em aprender. Objetivo da pesquisa será a possibilidade de implantar um sistema para avaliar as habilidades clinicas   nos   cursos   das   profissões   da   saúde(enfermagem   e   farmácia),   na universidade federal do Amapá com prévia capacitação dos docentes e discentes em OSCE (exame estruturado de habilidades clinicas), ferramenta bastante utilizada no mundo  inteiro  e  aplicável  nas  mais  variadas  áreas.  Esse  exame  produz  uma avaliação das habilidades clinicas que os alunos devem desenvolver para praticar a sua futura profissão, e ainda oportuniza através de situações simuladas, em ambiente protegido e seguro, situações de rotinas que certamente serão enfrentadas na sua prática diária, e com um feedback efetivo da seu desempenho, auxiliando  na construção  e  sedimentação  do  conhecimento. Espera-se  que  o  presente  estudo possa contribuir significativamente para verificar se os objetivos de aprendizagem relacionados à prática clinicas estão sendo alcançados, identificando tanto aspectos positivos quanto negativos através da aplicação do OSCE, reforçando aspectos da avaliação formativa como o “feedback” efetivo, para consequentemente, trazer a possibilidade de promover modificações no processo de ensino-aprendizagem.

Externo ao Programa - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 1432793 - MARIA IZABEL TENTES CORTES