Banca de DEFESA: MOEMA DA SILVA ANDRADE

DISCENTE: MOEMA DA SILVA ANDRADE
DATA: 17/03/2023
LOCAL: ): https://meet.google.com/wtx-hvws-cuz

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO ESTADO DO AMAPÁ (2008-2020)

Epidemiologia; Perfil epidemiológico; Leishmaniose Tegumentar; Amapá

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença zoonótica negligenciada e um problema de saúde pública mundial que afeta pele e mucosas, podendo ser causada por diferentes espécies do gênero Leishmania sp. Essa patologia possui autoctonia de casos em todas as unidades federadas, sendo a região Norte a que representa maior coeficiente de detecção. Nesse contexto, objetivo geral deste estudo foi descrever e analisar o perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana no estado do Amapá no período de 2008 a 2020, visto que existem poucas evidências na literatura que tratam da temática nesse estado que já se manteve com o segundo maior coeficiente de detecção da doença na região Norte. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional de natureza descritiva e enfoque exploratório com base nos casos notificados de Leishmaniose Tegumentar no Sistema de Informação Nacional de Agravo de Notificação. Os dados da doença foram extraídos, tabelados e agrupados em variáveis sociodemográficas e clínico-epidemiológicas, posteriormente, foram calculados os percentuais de distribuição e taxa de incidência de cada variável por ano de notificação. A tendência da Leishmaniose Tegumentar Americana no Amapá demonstrou declínio na taxa de incidência da doença nos últimos seis anos. As variáveis sociodemográficas apresentaram perfil com maior distribuição percentual e maior incidência no sexo masculino, entre a faixa etária de 20 a 59, de raça parda com escolaridade fundamental incompleto, provenientes de zona urbana. Identificou-se um padrão de transmissão, nas variáveis clínico-epidemiológicas, no local de residência do indivíduo, diagnóstico pelo método clínico-laboratorial, forma clínica tipo cutânea e evolução para a cura da doença. Houve tendência anual à redução dos casos notificados e consequente diminuição ao risco de exposição à doença durante o período analisado. O perfil epidemiológico como maior risco de desenvolvimento da Leishmaniose Tegumentar Americana no Amapá são homens em fase economicamente ativa e baixo grau de escolaridade que se deslocam até as áreas de infecção devido a atividade laboral que exercem. Palavras-chaves: Epidemiologia; Perfil epidemiológico; Leishmaniose Tegumentar; Amapá.

Presidente - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Interno - 2042223 - EMERSON AUGUSTO CASTILHO MARTINS
Interno - 326748 - ROSEMARY FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2269975 - CAMILA RODRIGUES BARBOSA NEMER