Banca de DEFESA: BARBARA LUIZA DUARTE SALES

DISCENTE: BARBARA LUIZA DUARTE SALES
DATA: 06/12/2022
LOCAL: Bloco de pós-graduação- sala 07

FORMAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE CURSOS DE SAÚDE SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO  INTERPROFISSIONAL

Educação interprofissional; Relações interprofissionais, Equipe de assistência ao paciente; Formação em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Segundo o Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE), define-se como educação interprofissional (EIP) “ocasiões em que que duas ou mais profissões aprendem com uma com a outra e sobre a outra para melhorar a colaboração e a qualidade do atendimento”. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) desenvolveu o PET Interprofissional em Saúde, proporcionando a interação entre estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. O presente estudo questiona qual a diferença de percepção da experiência vivenciada pelos discentes do programa sobre a formação interprofissional em saúde e práticas colaborativas, e discentes que não tiveram contato com tais práticas. Acredita-se que a experiência contribuiu com a formação de conhecimentos teórico-práticos e habilidades interprofissionais. Com objetivo investigar como a EIP foi percebida por estudantes que participaram do programa PET Saúde interprofissional na Unifap e estudantes de cursos de saúde em geral do estado do Amapá, foi realizado um estudo quantitativo comparativo, com abordagem transversal, através de instrumento sociodemográfico e da Escala de Prontidão para Aprendizagem Interprofissional. Como resultado à escala, o grupo que participou do PET fez um escore geral médio de 115 pontos, enquanto o grupo que não participou obteve 113. Apesar da proximidade, ao passar por avaliação estatística, essa diferença é significante, comprovando maior disponibilidade do grupo PET à EIP, inclusive quando comparado em subcategorias “Trabalho em equipe e colaboração”, “Identidade profissional” e “Atenção à saúde centrada no paciente”, tendo especial significância estatística no 1o e 3o fatores. É notória a contribuição do grupo de extensão, portando sugere-se a continuidade de pesquisas locais sobre EIP e experimentação de novos métodos, como implantação de disciplinas interprofissionais.

Interno - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Interno - 1015007 - MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 443863 - NELY DAYSE SANTOS DA MATA