VALIDAÇÃO DA ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EM ESCOLARES (EISPE) PELO MODELO RASCH: um estudo no estado do Amapá
Enfemagem Psiquiátrica; Criança; Modelo Rasch; Sintomas Psicopatológos.
Objetivo:Este estudo se propôs a ampliar a amostra de validação da escala brasileira EISPE, visando mensurar as propriedades psicométricas desta em escolares utilizando o modelo Rasch. Método:Tratou-se de um estudo metodológico de abordagem psicométrica. A coleta de dados ocorreu de 2015 a 2019, e foi realizada em escolas estaduais de ensino fundamental de seis municípios do estado do Amapá, incluindo a Capital Macapá, Ferreira Gomes, Santana, Mazagão, Calçoene e Oiapoque, sendo a amostra final composta por 1186 crianças de 6 a 12 anos regularmente matriculadas. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico seguido pela EISPE. Os dados foram armazenados no Excel e em seguida realizada análise psicométrica através do modelo Rasch. Também foi realizada uma análise de componentes principais para verificar a dimensionalidade da escala e utilizado o software R Studio para Windows para as análises de dados, utilizando o pacote “Extended Rasch Model” – ERM. Resultados: Através da análise fatorial exploratória usando análise de componentes principais com rotação Varimax identificou-se que a estrutura da EISPE para a amostra estudada é unifatorial.os resultados de mean square da nálise dos itens concentou os valores de infit e outfit entre 0,73 e 1,334, indicando que todos os itens são produtivos para escala e nenhum distorce a medida.Por meio da análise do mapa de pessoas e itens verificamos a dispersão dos itens da escala ao longo da medida latente de gravidade, demonstrando que os itens diferenciam as pessoas de forma equilibrada. Além disso, não observase repetição de itens nos níveis, sugerindo que não há redundância na medida da escala, sendo esta capaz de diferenciar os indivíduos adequadamente de acordo com o Rasch. Conclusão: Os resultados deste estudo demosntram que a EISPE possui validade, contempla em amplo espectro de sintomas psicopatológicos em escolares, sem redundância, o que a configura como valiosa ferramenta para análise epidemiológica da saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil.