Banca de DEFESA: RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA

DISCENTE: RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA
DATA: 13/06/2019
LOCAL: Sala 3 do Bloco da Pós-Graduação/UNIFAP

ASSOCIAÇÃO ENTRE NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, TEMPO DE TELA E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS DE ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACAPÁ

Epidemiologia; Estilo de Vida Sedentário; Uso do Telefone Celular

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Atividade Física é caracterizada por todo movimento corporal que eleve o gasto energético acima dos níveis de repouso. A atividade física insuficiente é considerada o quarto maior fator de risco para mortalidade global.  Estima-se que no mundo 81% dos adolescentes são considerados insuficientemente ativos. Meninas apresentam maior nível de atividade física insuficiente que meninos. O tempo de tela é uma das formas mais utilizadas na literatura nacional para avaliar o comportamento sedentário. O tempo gasto em comportamentos sedentários pode substituir o tempo em atividade física. Revisões sistemáticas sobre o tempo de tela indicam alta prevalência de exposição em adolescentes, mas não medem a exposição ao celular. Poucos estudos o têm associado ao nível de atividade física. Objetivo: Analisar a associações entre o nível de atividade física, o tempo de tela e fatores sociodemográficos de adolescentes de escolas públicas de Macapá. Métodos:  Estudo de campo com 525 adolescentes de 15 a 18 anos de escolas públicas de Macapá, com uma abordagem quantitativa. O tempo de tela foi identificado através das perguntas sobre o tempo que o adolescente passou por dia, em média, de segunda a sexta e no sábado e domingo dos últimos sete dias assistindo televisão, usando o computador/videogame e celular, contidas no Questionário de Fatores Associados à Atividade Física. Foi utilizado o ponto de corte de duas horas para estabelecimento de variáveis dicotômicas. O nível de atividade física foi medido através do Questionário de Atividades Físicas para Adolescentes (QAFA), que mede o nível de atividade física através de perguntas sobre a realização e o tempo engajado em 24 práticas corporais, sendo possível que o adolescente acrescente duas atividades que não estejam no questionário. Foram considerados fisicamente ativos os que alcançaram a soma igual ou maior que 300 minutos por semana. O Critério Brasil e o QFAAF foram utilizados para medir as variáveis sociodemográficas. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAP. Resultados: Obteve-se a prevalência de atividade física de 67,6% (n=355).  A prevalência de exposição ao tempo de tela acima de duas horas de 90,9% (n=477) nos dias de semana. Nos fins de semana, a prevalência foi de 88,8% (n=466). A classe econômica predominante na amostra foi a classe alta (55,7%; n=292). O nível de atividade física foi associado ao sexo. O tempo de tela total foi associado ao sexo e ao nível socioeconômico. Não houve associação significativa entre atividade física e tempo de tela. Considerações finais: A alta prevalência geral de atividade física ocorreu pelo aumento da prevalência em meninas. O celular foi o aparelho ao qual o adolescente mais se manteve exposto. A prática de atividade física pode coexistir com elevado tempo de tela, principalmente do celular. O tempo de tela pode e deve ser utilizado como apoio para a prática de atividades físicas. As famílias devem estabelecer seus próprios limites para o uso das telas. Estudo futuros devem utilizar métodos mais refinados para avaliar o comportamento sedentário em adolescentes.

Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO