Banca de DEFESA: RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA

DISCENTE: RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA
DATA: 13/06/2019
LOCAL: Sala 3 do Bloco da Pós-Graduação/UNIFAP

FATORES ASSOCIADOS AO TEMPO DE TELA E AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACAPÁ

Epidemiologia; Estilo de Vida Sedentário; Adolescente

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Comportamento sedentário são atividades realizadas na posição sentada, deitada ou reclinada, cujo gasto energético é inferior a 1,5 MET. Tal conceito evoluiu para além da simples ausência de atividade física. Inclusive, é possível que uma pessoa seja fisicamente ativa e concomitantemente apresentar elevado nível de exposição a comportamentos sedentários. O tempo de tela é uma das formas mais utilizadas na literatura nacional para avaliar o comportamento sedentário. Revisões sistemáticas têm identificado alta prevalência de exposição ao tempo de tela em adolescentes, porém poucos estudos o têm associado ao nível de atividade física no Brasil. Objetivo: Analisar os fatores associados ao tempo de tela e à atividade física de adolescentes de escolas públicas de Macapá. Métodos: Trata-se de um estudo de campo com 383 adolescentes de Ensino Médio de quatro escolas públicas de Macapá, com uma abordagem quantitativa. As variáveis dependentes do estudo foram identificadas através das perguntas relacionadas à exposição ao tempo de tela da televisão, do computador/videogame e do celular, contidas no Questionário de Fatores Associados à Atividade Física (QFAAF – adaptado). As variáveis independentes do estudo foram avaliadas através do Questionário de Atividades Físicas para Adolescentes (QAFA), que mede o nível de atividade física através de perguntas sobre a realização e o tempo engajado em 24 práticas corporais, sendo possível que o adolescente acrescente duas atividades que não estejam no questionário. Foram considerados fisicamente ativos os adolescentes que alcançaram a soma igual ou maior que 300 minutos por semana. O Critério Brasil e o QFAAF foram utilizados para medir os fatores socioeconômicos e psicossociais. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAP. Resultados: Obteve-se a prevalência de exposição ao tempo de tela acima de duas horas de 90,07% (n=345) nos dias de semana. Nos fins de semana, a prevalência foi de 89,25% (n=338). A prevalência de atividade física de 67,37% (n=258). A prevalência de exposição ao tempo de tela superior a duas horas em adolescentes fisicamente ativos foi de 90,31% (n=233) nos dias de semana e de 87,6% (n=226) nos finais de semana. A classe econômica predominante na amostra foi a classe alta (53,52%; n=205). Considerações preliminares: Os resultados relacionados à prevalência geral de atividade física não corroboram com a literatura. Porém, obteve-se maior prevalência de atividade física no sexo masculino, corroborando com estudos anteriores, inclusive com percentuais semelhantes. Além disso, o tempo de tela também se mostrou semelhante aos de estudos anteriores. Não foi constada relação inversa entre atividade física e tempo de tela, sugerindo que mesmo adolescentes fisicamente ativos apresentam alta exposição ao comportamento sedentário. O celular foi o aparelho cuja exposição à tela obteve maiores prevalências em todos os grupos, em todos os pontos de corte, em todas as classes econômicas, tanto nos dias de semana quanto nos dias de final de semana. Estes achados instigam a realização de novas pesquisas para maior compreensão da relação entre atividade física e comportamento sedentário.

Interno - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Presidente - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Externo ao Programa - 1808925 - DILSON RODRIGUES BELFORT
Interno - 2389271 - WOLLNER MATERKO