Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA
DATA: 09/11/2018
LOCAL: SALA 4, BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO

SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE E USO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS EM DISCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

Ansiedade; Depressão; Estresse; Álcool e outras Drogas

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo tem o intuito de investigar a depressão, ansiedade e uso de álcool e outras drogas em alunos da pós-graduação. OBJETIVO: identificar níveis de ansiedade, depressão e estresse e o perfil de uso de drogas e álcool em discentes de cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amapá. MATERIAIS E MÉTODOS: Neste estudo foi realizada a pesquisa do tipo descritiva de caráter quanti-qualitativo com corte transversal. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Amapá nos cursos de pós-graduação. RESULTADOS INICIAIS: Entre os subgrupos da EADS-21 o que apresentou maior média de pontuação foi o estresse com 15,99 com desvio padrão de ±11,98 que está classificado como grau leve, em seguida os sintomas de depressão que alcançou uma média de 14,71 com desvio padrão de ±13,45 que está classificada como depressão moderada, em terceiro estão os sintomas de ansiedade que mostraram um média de 11,07 e desvio padrão ±11,76. O perfil de uso de substâncias se mostrou baixou, a substância com a maior média foram as bebidas alcoólicas com 4,82 e desvio padrão de ±6,38, seguida do tabaco com média de 1,37 e desvio padrão ±4,56. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O estudo sobre o sofrimento mental dos alunos de pós-graduação possibilitou uma outra visão com relação a vivência diária dos discentes, o perfil de uso de drogas foi baixo, porém uma parcela significativa dos alunos mostrou intenso sofrimento com relação a ansiedade, depressão e estresse. Esse assunto deve ser discutido entre os pares professores/alunos a fim de propor mudanças, melhorar a qualidade do ensino, o apoio ao aluno e ao professor e o investimento na area da pesquisa científica. Para que a Universidade possa ser produtiva, com ensino de qualidade e com professores e alunos saudáveis.

Interno - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Externo ao Programa - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Presidente - 2269461 - MARINA NOLLI BITTENCOURT
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 18:11