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Banca de DEFESA: ANA RITA CORREIA CALDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA RITA CORREIA CALDEIRA
DATA: 24/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: BLOCO DA PÓS GRADUAÇÃO
TÍTULO:

EFEITOS DA INTERVENÇÃO DO YOGA NA REDUÇÃO DOS QUADROS DE ANSIEDADE EM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA USANDO O CORTISOL SALIVAR COMO BIOMARCADOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ansiedade, Cortisol, Estresse, Práticas Integrativas e Complementares, Qualidade de vida, Yoga.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: Estudos vêm mostrando que o número de pessoas que experimentarão algum tipo de transtorno de ansiedade está cada vez maior. No Brasil, a educação passa por novos desafios pedagógicos e os professores têm sido afetados por essas mudanças, que podem culminar em sofrimento psíquico. Práticas Integrativas e Complementares, como o Yoga, têm comprovado a sua eficácia na redução dos quadros de ansiedade, sendo usados como adjuvantes a terapias tradicionais. Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção do Yoga na redução dos quadros de ansiedade em docentes da educação básica, usando cortisol salivar como biomarcador. Materiais e método: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, cuja amostra foi constituída de professores da Educação Básica que apresentavam grau de ansiedade, podendo ser caracterizado como: mínimo, leve, moderado ou grave. Foi utilizado o questionário de BAI (INVENTÁRIO DE ANSIEDADE DE BECK) para identificar os níveis de ansiedade; o questionário WHOQOL-bref, que mensurou o quanto os docentes se sentem a respeito de sua saúde e qualidade de vida; o questionário sociodemográfico, que traçou o perfil epidemiológico; e a coleta salivar para verificar os níveis de cortisol antes e após a prática da yoga. Resultados: A pesquisa contou com a participação de 63 docentes, sendo 51 (81%) mulheres e 12 (19%) homens, com média de idade de 49 anos. A média entre o total de participantes (63) e o grupo experimental (20) apresentou diferença estatística significante (p-valor = 0,001), assim como a variável estado civil, do grupo experimental, com p-valor < 0,05. O grau de ansiedade com maior predomínio entre as mulheres foi o nível grave (30,16%) e, nos homens, foram o leve e o mínimo, ambos com 7,94%. A faixa etária que apresentou maior nível de ansiedade foi a de 30 a 39 anos e o estado civil solteiro. Não foram encontradas diferenças estatísticas significantes em nenhuma característica dessas análises (p-valor > 0,05). Através dos resultados do questionário BAI, obtidos dos 20 docentes que participaram da intervenção com a prática de yoga e a dosagem da concentração do cortisol salivar, foi possível afirmar que, após a aula de yoga, a intensidade de maior grau de ansiedade reduziu consideravelmente (de 6 professores para apenas 1). Houve diferença estatística significante (p-valor < 0,05), portanto, a prática do yoga reduziu os níveis de ansiedade. O questionário WHOQOL- breft avaliou o nível de satisfação dos docentes a respeito da sua qualidade de vida. O domínio com maior nível de insatisfação entre o gênero feminino foi o meio ambiente (56,56%), e com maior satisfação foi das relações sociais (62,27%). Entre o gênero masculino, o maior nível de insatisfação foi o domínio psicológico (67,71%) e o domínio de maior satisfação também foi o de relações pessoais (73,19%). A média da concentração salivar apresentou diferença significativa antes (413,75 ± 110,14 ng/dl) e depois (266,5 ± 74,09). Considerações Finais: Este estudo mostrou que a prática do Yoga foi eficaz na redução dos níveis de ansiedade e redução das concentrações de cortisol nos professores da educação básica. O yoga como prática integrativa e complementar pode ser considerado um aliado importante em ajudar os docentes a lidar melhor com o estresse e ansiedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2039588 - AMANDA ALVES FECURY
Interno - 1730962 - ANNELI MERCEDES CELIS DE CARDENAS
Interno - 2070112 - MADSON RALIDE FONSECA GOMES
Externo ao Programa - 1808540 - SILVIA MARIA MATHES FAUSTINO
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 11:56
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