TRANSLAÇÃO DO CONHECIMENTO BASEADO EM EVIDÊNCIAS
CIENTÍFICAS PARA MELHORAR A PRÁTICA CLÍNICA DE OBSTETRAS
PALAVRAS-CHAVE*: Trabalho de Parto. Parto Normal. Auditoria Clínica. Pesquisa
Médica Translacional.
O modelo predominante de assistência ao parto no Brasil caracteriza-se
pelo uso abusivo ou inadequado de intervenções obstétricas em todos os períodos
clínicos do parto. Sabe-se que essas intervenções podem ser prevenidas ou reduzidas
com a adoção de práticas preconizadas pelas Diretrizes Nacionais de Assistência ao
Parto do Ministério da Saúde. Esse documento é subsidiado pela Organização Mundial
de Saúde, contundo, em nossa realidade a maioria das práticas obstétricas não segue
essas recomendações. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de intervenções
educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de
obstetras. Trata-se de estudo longitudinal, quase experimental, com enfermeiros e
médicos que atuam na assistência ao parto no Hospital Estadual de Santana, Amapá,
Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de
intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica”
recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento
dos profissionais de saúde. Nas entrevistas, utilizou-se um questionário estruturado com
29 questões e cinco opções de respostas em escala Likert, variando de “nunca” a
“sempre”, com pontuação de 1 a 5. Além disso, 12 banners impressos em forma de
adesivos, medindo 120 x 90 centímetros, foram fixados na recepção da maternidade e
nas duas salas de parto para reforçar aos profissionais àquelas recomendações das
diretrizes de prática clínica. O estudo foi realizado em três fases: pré-auditoria e (fase
1); implementação das práticas (fase 2, que corresponde às intervenções educativas);
pós-auditoria (fase 3). Os dados foram descritos e analisados de forma descritiva e
inferencial através do ranking médio e ranking médio total da escala Likert (mediante
comparação entre os resultados das etapas 1 e 3), com nível de significância de 5%. O
estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do
Amapá sob parecer nº 2.853.419. Os achados mostram que em relação as práticas
obstétricas, e de acordo com ranking médio da escala Likert, houve aumento
significativo da proporção de profissionais que recomendam ou realizam a sutura
perineal com fio sintético absorvível (p=0,003) e a técnica de compressa morna no
períneo (p=0,031). Sobre as intervenções obstétricas, proporcionalmente, houve redução
de profissionais que recomendam ou realizam a manobra de Kristeller no parto, com
diferença estatística (p=0,023). Na análise do ranking médio total, houve aumento da
proporção de profissionais favoráveis à recomendação ou realização de práticas
obstétricas, após a exposição dos banners, na comparação entre as fases 1 e 3, porém,
sem diferença estatística significante (p=0,230) e redução proporcional de profissionais
recomendando ou realizando intervenções obstétricas desnecessárias, com diferença
estatística (p=0,024), entre as fases 1 e 3. Conclui-se que as intervenções educativas
proporcionaram melhoras na prática dos profissionais. Sugerimos novas pesquisas com
*Dados obrigatórios para cadastro no sistema.
estratégias de intervenções educativas que incluam abordagens multifacetadas para
melhorar a qualidade nos cuidados baseados em evidência na assistência ao parto.