SISTEMA DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional. OSCE. Enfermagem.
O Objective Structural clinical Examination (OSCE- Exame Clínico Objetivo
Estruturado) é uma metodologia de avaliação de competências clínicas, que vem
sendo utilizada mundialmente desde 1970 após ter sido descrita por Harden
enquanto no Brasil o seu uso é mais recente. Porém, estudos avaliando a sua
eficácia e aceitabilidade entre os estudantes ainda são escassos. Esta pesquisa teve
por escopo colaborar na produção de dados que possam fundamentar a eficiência
do modelo em pauta por meio da descrição e análise de aspectos qualitativos e
quantitativos. Para alcançar tais resultados, traçou-se como objetivo geral, investigar
a percepção do discente da enfermagem sobre o OSCE no 9o semestre na formação
acadêmica e da visão dos docentes através de um grupo focal. Com uma
abordagem quantitativa e qualitativa, a avaliação descreve estatisticamente,
utilizando SPSS versão 21.0, sendo que no grupo focal os dados e as análises
foram através do método preconizado por Bardin, bipolarizando as subcategorias em
aspectos positivos e negativos e às vezes neutros, havendo seis temas mais
prevalentes para a possibilidade de implantação do sistema de avaliação.Fora
empregado um questionário semi-estruturado, utilizando a escala Linkert,
respondidas por 24 estudantes. As respostas foram categorizadas e freqüênciada,
de tal forma que se chegou aos principais resultados: Com discordo fortemente em
média de 2,69%, discordo 10.36%, incerto 10.41%, concordo 46,43% e ao final
concordo fortemente 33,75%. Conclui-se parcialmente, que o OSCE poderá ser
utilizado como prática de avaliação, e poderá contribuir na formação acadêmica e
aprendizado, dos alunos da graduação de enfermagem, havendo, portanto
possibilidade de ocorrer mudanças no sistema de avaliação.