PERCEPÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO ATENDIDOS NO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA E DE HABILITAÇÃO / REABILITAÇÃO VISUAL EM BAIXA VISÃO DO ESTADO DO AMAPÁ, AMAZÔNIA LEGAL, QUANTO AO USO DE EXERGAMES
Baixa visão. Pesquisa qualitativa. Promoção da saúde. Terapia de exposição a realidade virtual.
Utilizados em algumas áreas da reabilitação por gerarem interação física com os usuários, os Exergames configuram – se como uma valiosa ferramenta tecnológica a ser explorada em benefício dos indivíduos com baixa visão. De um modo geral, este trabalho objetiva avaliar a percepção em relação aos aspectos psicológicos, físicos, de interação social dos seus participantes em relação aos jogos virtuais e a qualidade de vida antes e após a participação em um programa de atividades físicas com os Exergames, para isto a metodologia utilizada compreenderá a utilização do instrumento de coleta de dados quantitativos WHOQOL brief para verificação da Qualidade de Vida dos participantes antes e após a intervenção com Exergames além da técnica Grupo Focalcomo estratégia metodológica qualitativa para a investigação da percepção em relação às atividades com Exergames. A análise do conteúdo a ser coletado ocorrerá com o auxílio do software ATLAS.ti. Deverão ser relatadas pelos participantes as alterações da capacidade física (agilidade, condições físicas, atividades de vida diária), sensações psicológicas experimentadas (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem-estar) bem como ainteração social (troca de experiências, amizade e competitividade). Em relação às sensações experimentadas pelos grupos, a inovação, o entretenimento e o estímulo visual poderão ser descritoscomo peculiaridades desta prática. Ao final desta pesquisa esperam - seobter informações acerca da qualidade de vida e das percepções após a intervenção com atividades físicas por meio de Exergames e identificar os efeitos físicos, psicológicos e de interação sociais na prática desta atividade, pelas pessoas com baixa visão.