CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE SAÚDE OCULAR NA INFÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Oftalmologia; Visão Ocular; Saúde Ocular; Estratégia Saúde da Família; Criança.
Introdução: A visão desempenha grande importância no desenvolvimento da criança. O número de deficientes visuais no Brasil e no mundo e os impactos financeiros e sociais desta deficiência são elevados, o percentual em população de baixa renda é grande e as ações preventivas relacionadas aos problemas oftalmológicos são de suma importância. Investigar o conhecimento e prática de profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família sobre saúde ocular na infância faz-se importante para avaliar se, de fato, as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde, desde 2013, vêm sendo seguidas, permitindo garantia do direito à visão para a população. Objetivo: Desenvolver e validar a Escala de Conhecimentos e Prática sobre Saúde Ocular na Infância para Profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Método: A escala foi elaborada com base nas Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância- 2ª edição. Consta de 13 questões, com respostas categorizadas em escala do tipo Likert, relacionadas à identificação de situações de risco para a saúde ocular no pré-natal e em crianças e intervenção apropriada, avaliação funcional da visão, sinais e sintomas relacionados à saúde ocular e aferição de acuidade visual. Para validação da clareza e conteúdo do instrumento, os itens da escala foram apresentados a uma equipe multidisciplinar de 9 profissionais com experiência em saúde ocular e foi analisada a porcentagem de concordância. O instrumento foi ainda submetido à teste piloto e aplicado em 30 profissionais da população-alvo. O grau de concordância entre eles foi avaliado pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). A validade de construto foi verificada pela análise da consistência interna, fazendo análise dos itens pelo Modelo Rash e pelo cálculo do alfa de Cronbach em amostra de 150 pessoas. Resultados: Na validação de conteúdo, todos os itens tiveram porcentagem de concordância maior ou igual a 80% pelos juízes. Na análise do IVC, durante teste piloto, todos os itens foram mantidos. A análise da consistência interna apresentou alfa de Cronbach de 0,556 para subescala Conhecimentos e 0,778 para subescala de Práticas e na análise item a item nenhum dos itens prejudica esta subescala. Considerando a escala completa, o alfa é 0,684, mostrando boa consistência interna. A análise do modelo Rasch demonstra que a escala é válida, as subescalas são unidimensionais e nenhum item distorce a medida