SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CLINICAS: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS E POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO EM CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ.
Avaliação Educacional; Ensino; Aprendizagem; Avaliação baseada em competências.
A arte de ensinar encontra-se em constante transformação, acompanhando as mudanças dos séculos, e as metodologias educacionais devem adaptar-se para que seja mantido o entusiasmo e o interesse dos alunos em aprender. Objetivo da pesquisa será a possibilidade de implantar um sistema para avaliar as habilidades clinicas nos cursos das profissões da saúde(enfermagem e farmácia), na universidade federal do Amapá com prévia capacitação dos docentes e discentes em OSCE (exame estruturado de habilidades clinicas), ferramenta bastante utilizada no mundo inteiro e aplicável nas mais variadas áreas. Esse exame produz uma avaliação das habilidades clinicas que os alunos devem desenvolver para praticar a sua futura profissão, e ainda oportuniza através de situações simuladas, em ambiente protegido e seguro, situações de rotinas que certamente serão enfrentadas na sua prática diária, e com um feedback efetivo da seu desempenho, auxiliando na construção e sedimentação do conhecimento. Espera-se que o presente estudo possa contribuir significativamente para verificar se os objetivos de aprendizagem relacionados à prática clinicas estão sendo alcançados, identificando tanto aspectos positivos quanto negativos através da aplicação do OSCE, reforçando aspectos da avaliação formativa como o “feedback” efetivo, para consequentemente, trazer a possibilidade de promover modificações no processo de ensino-aprendizagem.