AVALIAÇÃO DO ENSINO DE ATITUDES HUMANÍSTICAS DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA UTILIZANDO FILMES.
Habilidades. Atitude. Filme.
Introdução: A educação médica contemporânea prioriza o desenvolvimento de conhecimento científico e habilidades técnicas, associados a atitudes profissionais. Atitudes são componentes da habilidade afetiva e influenciam a prática médica, por isso, devem ser ensinadas sistematicamente durante a graduação. As instituições de ensino superior vêm progressivamente incorporando técnicas de intervenção e planejamentos estratégicos na matriz curricular, com o objetivo de realizar uma avaliação atitudinal dos estudantes no decorrer do curso. A utilização de filme como recurso pedagógico no ensino médico tem-se mostrado uma ferramenta eficiente, na medida em que, por meio da dramatização de situações relacionadas ao processo de doença, os estudantes tornam-se aptos a entender e refletir acerca do contexto biopsicossocial no qual o paciente está inserido. Deste modo, a experiência com filme representaria, para o graduando, uma memória emocional que influenciaria, sobremaneira, no desenvolvimento de atitudes relacionadas ao tema abordado por meio desta metodologia de ensino. Objetivo: Avaliar as atitudes humanísticas dos discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá, através da aplicação da Escala de Atitudes de Estudantes de Medicina, com a utilização do cinema como recurso educacional. Material e Métodos: Será realizado um estudo transversal, quantitativo, com os estudantes do 1º. ao 6º. ano do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá. O Instrumento utilizado para a coleta de dados será a Escala de Atitude de Estudantes de Medicina (validada pela autora Maria de Fátima Colares, 2002), que será empregada antes e após a exibição de filmes relacionados a temáticas relevantes na área médica. Esta escala visa aferir atitudes de estudantes de Medicina em relação aos seguintes fatores: assistência primária à saúde; aspectos psicológicos e emocionais envolvidos nas doenças; aspectos éticos no exercício profissional; doença mental, situações relacionadas à morte; pesquisa científica. Esta escala é classificada como psicométrica, apresentando afirmativas e respostas de múltipla escolha do tipo Likert, desenvolvidas com a finalidade de medir construtos hipotéticos. Os dados serão analisados empregando-se o programa SPSS (Statistical for Social Sciences). Resultados Esperados: espera-se que os graduandos apresentem aumento dos scores de atitudes humanísticas em relação aos domínios avaliados por meio da escala empregada, após a utilização de filmes como recurso didático para a aprendizagem de aspectos relevantes da prática médica.