Notícias

Banca de DEFESA: LORENNA LEAL DE MORAIS SIMOES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENNA LEAL DE MORAIS SIMOES
DATA: 13/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa por videoconferência): https://meet.google.com/gze-qbqi-gfa
TÍTULO:

 

 

VALIDAÇÃO DA ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EM ESCOLARES (EISPE) PELO MODELO RASCH: um estudo no estado do Amapá


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Enfemagem Psiquiátrica; Criança; Modelo Rasch; Sintomas Psicopatológos.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Objetivo:Este estudo se propôs a ampliar a amostra de validação da escala brasileira EISPE, visando mensurar as propriedades psicométricas desta em escolares utilizando o modelo Rasch. Método:Tratou-se de um estudo metodológico de abordagem psicométrica. A coleta de dados ocorreu de 2015 a 2019, e foi realizada em escolas estaduais de ensino fundamental de seis municípios do estado do Amapá, incluindo a Capital Macapá, Ferreira Gomes, Santana, Mazagão, Calçoene e Oiapoque, sendo a amostra final composta por 1186 crianças de 6 a 12 anos regularmente matriculadas. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico seguido pela EISPE. Os dados foram armazenados no Excel e em seguida realizada análise psicométrica através do modelo Rasch. Também foi realizada uma análise de componentes principais para verificar a dimensionalidade da escala e utilizado o software R Studio para Windows para as análises de dados, utilizando o pacote “Extended Rasch Model” – ERM. Resultados: Através da análise fatorial exploratória usando análise de componentes principais com rotação Varimax identificou-se que a estrutura da EISPE para a amostra estudada é unifatorial.os resultados de mean square da nálise dos itens concentou os valores de infit e outfit entre 0,73 e 1,334, indicando que todos os itens são produtivos para escala e nenhum distorce a medida.Por meio da análise do mapa de pessoas e itens verificamos a dispersão dos itens da escala ao longo da medida latente de gravidade, demonstrando que os itens diferenciam as pessoas de forma equilibrada. Além disso, não observase repetição de itens nos níveis, sugerindo que não há redundância na medida da escala, sendo esta capaz de diferenciar os indivíduos adequadamente de acordo com o Rasch. Conclusão: Os resultados deste estudo demosntram que a EISPE possui validade, contempla em amplo espectro de sintomas psicopatológicos em escolares, sem redundância, o que a configura como valiosa ferramenta para análise epidemiológica da saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HELOÍSA GARCIA CLARO FERNANDES - NENHUMA
Interno - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Interno - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Presidente - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Notícia cadastrada em: 01/09/2021 19:37
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1