Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO PINHEIRO DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: CLAUDIO PINHEIRO DA SILVA JUNIOR
DATA: 27/10/2017
LOCAL: SALA 1, BLOCO DE ENFERMAGEM

ANÁLISE FITOQUÍMICA DO EXTRATO ETANÓLICO DAS PARTES AÉREAS DA Siparuna guianensis E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDA, PUPICIDA E REPELENTE EM Aedes aegypti.

Siparuna guianensis. Extrato vegetal e alcalóides. Atividade larvicida e de repelência.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A ultilização de  plantas medicinais com propriedades terapeutica para  diversas patologias vem sendo utilizadas desde os primórdios da humanidade. Uma planta pode conter milhares de diferentes metabólitos secundários, os estudos fitoquímicos podem nos dar uma idéia desta complexa mistura. Esses metabólicos são formados por células específicas encontradas em diversas partes das plantas tais como: folhas, flores, sementes, caules e raízes. Com uma diversidade de plantas que podem ser usadas na produção de larvicidas e repelentes, onde estes ajudam na prevenção de algumas doenças transmissoras como, por exemplo, a dengue que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O objetivo deste trabalho constitui em obter e caracterizar quimicamente o extrato de Siparuna guianensis e avaliar sua atividade ovircida, larvicida, pupicida e de repelência frente ao Aedes. Serão utilizadas as partes da planta Siparuna guianensis para a extração de extrato etanólico utilizando as partes   aéreas e frutos. Serão coletadas na Reserva Florestal do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) localizado no município de Porto Grade – Amapá – Brasil. O extrato etanólico será extraído pela técnica tradicional de maceração por digestão, essa técnica consiste na operação de extração da matéria prima vegetal realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator (processo estático) realizada em sistema aquecido a 40 – 60°C. E também o material seco e pulverizado (folhas e frutos) serão submetidos a uma extração exaustiva com EtOH à temperatura ambiente. Do extrato resultante se fará uma marcha para obtenção dos alcalóides. O extrato clorofórmico alcaloidal será cromatografado em coluna com óxido de alumínio e eluída com CHCl3 e MeOH em ordem crescente de polaridade e levará ao isolamento de alcalóides aporfínicos e um derivado provável azantraquinona. As estruturas dos compostos isolados serão determinadas através de ressonância magnética nuclear RMN 1 H; RMN 13C uni e bidimensionais. As larvas do Aedes serão obtidas no Laboratório de Arthropoda (ARTHROLAB) da Universidade Federal do Amapá. O extrato etanólico de Siparuna guianensis pode ser eficaz ou não no combate as larvas do Aedes, igualmente como pode apresentar ou não atividade repelente frente ao mosquito do Aedes, vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Presidente - 1809748 - FERNANDO ANTONIO DE MEDEIROS
Interno - 1216372 - JULIO CESAR SA DE OLIVEIRA